13 junho 2009

Sobre meu PAI

Hoje me deu uma súbita vontade de falar sobre meu pai. É que de vez enquando me vem a memória a imagem dele de pé, de frente para o nosso antigo toca-discos Philips, trocando inquietamente a faixa de música do LP. Ora lado A, ora lado B. Sempre um disco de Roberto Carlos. Meu pai era um homem bom. Não estou dizendo isso só porque ele morreu, ou claro, porque era meu pai. O fato, é que seus amigos de farra simplismente o veneravam. Grandes merda, minha mãe diria hoje. Eles não formavam um lindo casal.

Ele era uma espécie de Zeca Pagodinho da galera. Adorava um bar fuleira, um cabaré labrojeiro, uma puta fácil, cerveja gelada e música. De Jackson do Pandeiro a Waldik Soriano, um ecletismo que só perdia pra mim hoje. Meu pai era do tipo comunista, o que era dele, era dos outros. Isso eu não puxei a ele, graças à Deus. Vivemos os melhores e os piores anos de nossas vidas com meu pai. Ele era estranho comigo, não conversava, não me olhava nos olhos. Uma vez eu ouvi ele dizer a minha mãe que achava que eu ia ser viado.

Era contra eu ir à missa todos os domingos. Como todo ateu, meu pai achava aquilo uma perda de tempo. Hoje eu penso igualzinho a ele. Um dia vi meu pai chegar bêbado em casa, era madrugada, ele sentou no sofá, eu sentei perto dele e ele sorriu, por alguns segundos ele foi o pai que eu queria que ele fosse. Nós nunca fomos amigos. Não sei porque razão, criou-se entre nós uma barreira, um bloqueio, ele nunca me ensinou a fazer a barba, nunca me levou ao estádio de futebol, até me obrigou a mudar de time. O filho tem que torcer pelo mesmo time do pai- Dizia imperoso. Grandes merda de Vasco.

Ele não escondia sua preferência pela minha irmã mais nova. Eram carne e unha. Quano ele morreu eu não estava perto. Nos despedimos no dia em que ele viajou e depois disso só no cemitério. Um amigo músico fez uma homenagem a ele no dia do velório. Claro, a música Amigo de Roberto Carlos foi a escolhida. Tempos difíceis aqueles. Com ele aprendi tudo que não deveria fazer com a esposa e filhos e tudo que deveríamos fazer pelo próximo. Aprendi sobre o bem e o mal, sobre arrogância e humildade. Saudades suas pai.

Nenhum comentário: