06 agosto 2009

Ossos do OFÍCIO

Para um MV, dizer a um dono de cachorro que seu animal está com Calazar é tão traumático quanto deve ser para um médico humano dizer a um paciente que ele tem câncer. O Calazar é uma doença grave que acomete milhares de cães por ano só no Brasil. Por ser uma Zoonose, ela é motivo de preocupação das autoridades sanitárias que reivindicam em vão, uma atenção especial dos governantes. Hoje foi a vez de Jack* e July*, dois cockers, de 6 anos e 4 meses respecitivamente, terem seus exames soro-positivos para Leishmaniose (Calazar). Completamente assintomáticos, os animais entraram correndo dentro do consultório, enquanto Antônio* e Clara* davam gargalhadas do lado de fora da porta de vidro. A cena me fez sentir péssimo.

Era como se eu fosse o próprio Anjo da Morte, prestes a sacrificar os animais ali mesmo, na frente de seus "pais". Com o nó apertando na garganta eu disse sem rodeios:"Deu positivo para os dois...". Eles imediatamente se abraçaram em um choro uníssono e eu não contive as lágrimas. Naquele momento, o veterinário de coração gelado pela medicina, deu lugar ao humano de carne e osso. Me senti frágil e impotente. "Nunca mais eu crio cachorro!!", Clara* disse aos prantos. Durante quase uma hora, falamos sobre etilologia, clínica e possíveis tratamentos para o Calazar. Mesmo assumindo os riscos, ele resolveram tratar. Nâo vou interferir nessa decisão. Eles têm o direito de tentar. No mais, boa sorte a Jack* e July*.

** Nomes fictícios para pessoas reais.

Um comentário:

Bony Daijiro Inoue disse...

Assim, eu tentaria até o fim. Não curto eutanázia.
Eu me coloco no lugar do doente, e se fosse comigo, eu gostaria e ter o direito de tentar. Mesmo sabendo que é impossível.
Boa sorte a Jack e July.
Boa sorte mesmo.