01 agosto 2009

Analizando os ANALISTAS

Meia dúzia de amigos meus vão ou já foram a um Analista. Eu na minha ignorância, fui ao Michaelis e descobri que o Analista faz Análises. Massa, até ai nada muito difícil de entender. Material e método: 1)O camarada que quer ser "analisado" procura um Analista; 2)Chegando lá, o camarada que se diz Analista faz uma série de perguntas sobre o ser analisado; 3)O ser analisado "deve" dizer "tudo" ou apenas o que lhe convier, afim de obter um diagnóstico positivo sobre si mesmo; Conclusão: Assim, sua autoestima melhora e justifica o dinheiro pago ao sujeito que se diz Analista. Ele, o Analista, ganha fama e dinheiro, aparece na Caras e depois compra uma BMW.

B-I-N-G-O. Como tudo na vida, a coisa é simples e ao mesmo tempo complicada. Outro dia, uma parenta próxima me confessou que estava indo a um Analista. Lá, o camarada através de seu pó mágico do discernimento, fez ela reconhecer que ela era pouco cooperativa, excessivamente narcisista, estupidamente egoísta e que ela precisava mudar. Oh, céus, que gênio !!! - Eu disse. Ela ficou com tanta raiva do comentário que com certeza disse ao Analista dela que todos os problemas relacionados a sua família eram minha culpa. Em tempo, não tenho nada contra quem vai ao Analista, só acho que boa parte de quem vai ao Analista, não precisa dele para mudar.

Alguns defeitos (leia-se também como erros, medos, culpas...) são tão explícitos que até um bêbado com deficiência mental e cheio de pó no juízo é capaz de diagnosticar. Se você realmente precisa de um Analista para te dizer que você só passa no vestibular se estudar, tudo bem, ele também precisa de grana pra pagar as contas. Agora, se você vai ao Analista por um problema ou distúrbio mais sério, beleza, o profissional existe pra isso. Em síntese, eu acho que essa Grapete que eu tomei a pouco tá vencida e que a paçoca da janta tava com com gosto de sabão em pó. No mais, antes um gastroenterologista a um Analista...

Nenhum comentário: