25 abril 2008

Sobre RELIGIÃO

Esses dias estava conversando com minha noiva sobre religião. A conversa iniciou-se por causa da pouca crença/importância que dou as entidades religiosas. Estudei a vida toda em colégio de padres, sou batizado, fiz a primeira eucaristia e me crismei aos 16 anos. No próximo dia 4 de julho me caso em uma capela católica charmosíssima. Logo, sou católico certo?! Errado. Tudo não passa de convenção/imposição. O batismo por falta de opção, a eucarista e o crisma por inércia e o casamento em respeito a minha noiva.

Minha primeira busca por uma religião que se adequasse aos meus princípios (se é que tenho algum...) começou quando tive uma namorada que frequentava a igreja Batista. Uma noite ela me levou por livre e espontânia "vontade" a um culto. Passados o sermão e os testemunhos, o pastor me perguntou enfático com olhos esbugalhados: Agora irmão, é chegada a hora de entregar sua a alma para Jesus. Você o aceita, irmão?! Acho que o fato de ter saido correndo quis dizer Não. Não daquela forma, não por obrigação ou por força do calor da hora, do terrosrismo psicológico.

Nas vésperas da morte de minha avó materna, encontrei um livro embaixo da cama que ela dormia, onde se lia na capa: O grande poder dos Orixás. Perguntei a ela o que significava e ela me deu uma resposta evasiva, de certo com vergonha de eu achar que ela fosse macumbeira. E dai, se fosse?! Li algumas páginas, detestei a literatura e a religião. Depois disso, passei a deixar a preocupação com minha busca de lado. Foi quando por influência de minha mãe e depois por uma amiga, fui pela primeira vez ao centro espírita.

Lá chegando assisti a palestra da reunião pública, tomei passes e voltei para casa deslumbrado. Frequentei outras vezes o centro, mas alguns afazeres me impediram de continuar indo com regularidade. Passados algumas semanas, lá estava eu novamente sem religião. Depois que entrei na faculdade a coisa piorou, passei até a duvidar da existência de Deus. Hoje sou cético, minha fé é bem ralinha, mas de uma coisa eu tenho certeza, independente de qualquer religião: Deus existe. Foi assim que concluímos nosso diálogo e essa é a única das poucas certezas que tenho na vida: Deus existe.

5 comentários:

Anônimo disse...

Religião, futebol e política, eu só discuto bêbado.

Brito Filho disse...

Pare de sofrer irmão, a solução de todos os seus problemas está na Igreja Internacional do Brito e do Bony. Uma igreja que já atua a mais de 10 anos no mercado religioso e que possui clientes com elevado nível de satisfação pessoal. Converta-se agora e ganhe um milagre gratis!

Alexandre Disraelly disse...

Aleluia, aleluia mestre Brito!

Anônimo disse...

Tinha tempo que não ouvia falar da IIDBDB. Instituição, está, que já fui conselheiro sentimental dos Deuses.

Mas, falando sério, acho que não é necessário seguir religião alguma, mas devemos valorizar aquilo que sentimos como fé e sempre buscarmos mais conhecimentos e tentarmos praticar mais.

Alexandre Disraelly disse...

Bem dito Loro