03 outubro 2007

F E R I A D O

Hoje aqui no RN, é Dia dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Heimmm?!? Não, não é cunhão, é Cunhaú mesmo. E quem são eles?! Bem, reza a lenda que em 16 de julho de 1645, um magote de indígenas e holandeses escrotos, chefiados por um camarada chamado Jacob Rabbi, invadiu a capela do engenho de Cunhaú, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, e massacrou os 69 fiéis que participavam de uma missa católica.

O genocídio entrou para a história por causa da resistência dos católicos, descendentes dos portugueses, à conversão para o calvinismo e à aceitação da dominação holandesa. Em outubro do mesmo ano, outro massacre, dessa vez em Uruaçu (atual São Gonçalo do Amarante), envolveu um grupo de 80 fiéis incluindo o Padre Ambrósio Francisco Ferro e o camponês Mateus Moreira, foram martirizados também por resistir às imposições holandesas.

Na história, os mártires de Cunhaú e Uruaçu ficaram conhecidos como exemplos de fé. Grande bosta, né?! Também acho. Não desmerecendo a coragem, a força, a fé e a persistência dos que tentaram resistir nesse episódio, convenhamos, quantos "mártires" esquecidos (isso se considerarmos só o RN), igualmente mortos por resistirem a intolerância religiosa, política ou étnica, nos renderiam homenagens a caso fóssemos seguir a risca, o "padrão governadora" de merecimento?! Era feriado que nem presta!!

Esse feriado é ridículo, mas confesso, não vou achar ruim ir lá em Gil daqui a pouco, comer um picado-de-bode e tomar uma gelada ao pingo do meio dia, sem se preocupar em voltar para o trabalho a tarde. Quem quiser saber mais sobre o assunto, faça como eu, pergunte ao cacique Google. No mais, que assim seja, Governadora de merda. Enquanto isso: GGGiiiiiiiilllllll !!!

Nenhum comentário: