26 outubro 2007

Bar do GIL: Outras RESENHAS

Episódio 1


Seu Feliciano*, 42 anos, afro-brasileiro, 1,62m de altura aproximadamente, é ex-professor de matemática, ex-vendedor de sapatos, ex-zagueiro do time mirim do ABC Futebol Clube, ex-casado e atualmente exerce a função de guia turístico em um hotel aqui da capital. Outro dia ele chegou feliz da vida, socou a mesa e pediu uma caipirinha pra comemorar. O motivo?! A viagem que seu filho mais velho, o João-dos-Anzóis*, para Europa.

- Ele casou - disse seu Feliciano feliz e orgulhoso.

- É mermo?! - perguntou Gil, recebendo o freguês com a alegria de "quase" sempre.

- Foi embora para Itália. Vai viver nas Europas...

- E a moça, é bacana?! - continuou Gil.

- Não, não é uma moça, é um rapaz.

- Como assim?!

- É que meu filho é GLS, digo, gay, homossexual...

Nessa hora, os fregueses das outras mesas pararam suas conversas e escutaram espantados o testemunho de um pai que não teve vergonha nenhuma de contar em viva-voz a história de seu filho homossexual, que cedo assumiu para família sua opção e ele, com a sabedoria de um pai, aceitou e apoiou. Segundo ele, João* nunca quis jogar futebol, nunca teve amigos, era uma criança tímida, que gostava de escrever e desenhar vestidos. Ainda cedo ele descofiou que o filho era gay, mas a esposa, insistia em negar alegando ser uma fase. Até que aos 15 anos, o garoto confessou "gostar de meninos". No início foi difícil, discussões intermináveis e até surras. Até que um dia, todos em casa, inclusive ele, resolveram aceitar e respeitar a opção de João*. Desde então, Feliciano recebia os amigos de João sem constrangimentos em sua casa.

-Parabéns!! - gritei do outro lado do bar, erguendo meu copo de cerveja.

- Obrigado moço!! - respondeu ele com um sorriso de dar inveja.

E todos continuaram suas resenhas particulares de cada mesa, sem esboçar quaisquer comentários preconceituosos (pelo menos explicitamente), enquanto seu Feliciano* bebia sua caipirinha sorridente, comemorando a vitória de seu filho.

** Nomes fictícios para a personagens reais.

Nenhum comentário: