21 maio 2007

Missão IMPOSSÍVEL

Já passava das 19h de ontem quando uma colega veterinária me ligou fazendo um convite no mínimo incomum. A dita-cuja me chamou para auxiliá-la numa cesária em uma vaca cujo trabalho de parto já havia excedido o tempo esperado. Onde?! Em uma granja nas proximidades de Pium, aqui perto de Natal mesmo. No início achei que fosse brincadeira, tratei o assunto de maneira jocosa e até fiz piadinhas.

Segundos depois percebi que pelo tom de voz dela, tratava-se da mais pura verdade e meio que sem saber o que dizer, concordei em acompahá-la em tão inesperada missão. Chegando ao local, vimos um animal em decúbito lateral (entenda-se deitada de lado) sofrendo de dor. Com apenas as luzes do farol do carro, dois pares de luvas, poucos ml´s de anestésico e um bisturi conseguimos retirar o feto já morto da parturiente.

Embora não tenhamos conseguido salvar o bezerro, ao menos a mãe (vaca) foi salva e passa bem. O fato dele não ter escapado deveu-se a demora e a posição totalmente invertida na qual ele se desenvolveu no útero, daí o parto distócico (anormal). Poucas vezes me senti tão inútil quanto nesse episódio especificamente. No mais, rogo para fins de noite de domingo como esse, sejam raros em minha vida.

Um comentário:

Torrichelli Silva disse...

Bicho, agente fazemos o que podemos.
Algumas situações nos pegam um pouco.
Não se esquente, é o percurso da vida com suas pedras nos ensinando a caminhar melhor.