29 outubro 2009

Perguntinha CABULOSA (#002)

O que leva alguém nascido e criado no Nordeste, a torcer por um time do eixo Rio-São Paulo?! Perguntinha cabulosa essa, não é Tato?! Pois muito bem, vou tentar aqui justificar o que eu chamo de uma questão meramente cultural. Quando eu era moleque buchudo lá no meu interior, meu pai, então fanático torcedor do Vasco da Gama de Roberto Dinamite, me chamou no canto e disse: "Filho, de agora em diante você vai torcer pelo Vasco!”. De queixo caído com a intimação sumária, ascendi com a cabeça e passei de flamenguista a vascaíno como num passe de mágica. 

Meu pai era natural de Carnaubais, município distante 180km da capital, que até hoje vive da agricultura familiar. Carnaubais óbvio, nunca teve um time de futebol com representatividade, razão pela qual acredito tenha motivado meu pai a torcer por um dos grandes times (sic) do Rio. O exemplo do meu pai serve para vários outros nordestinos, que culturalmente adquiriram essa prática quase que de maneira hereditária. Não raro hoje em dia nos depararmos com quadros e mais quadros de times cariocas e/ou paulistas ornamentando a parede de casebres no interior nordestino. Em suma, tudo se resume a cultura. Isso não é o tipo de coisa que aprendemos na escola. 

O que leva alguém a torcer por um time A ou B?! O mesmo que faz alguém gostar de maçã ao invés de banana, ou seja, o famigerado gosto. E isso não se discute. Tem haver com empatia, costume. Claro ainda está longe de nos livrarmos desse estranho hábito, mais o fato é que muita gente já é consciente de que o certo é torcer pelo time da terra. Por último repito, a valorização das coisas da terra ainda é o mais coerente. Isso vale não só para o futebol, mas também para a música, a arte popular, a literatura e etc. No mais, é torcer pelas próximas gerações não herdarem o costume... E ponto.

5 comentários:

Unknown disse...

Bem dito Disraely, bem dito! há muito vinha protelando essas mesmas palavras para o mesmo Thiago.
Como torcer para um time da terra, se na minha terra não tinha um time?
O que nos restou foi torcer pelos times que víamos na TV. Apartir de então, foi meramente questão de gosto. Flamengo, Vasco, Botafoto, São Paulo... poderia ser qualquer um deles. Era o que conhecíamos. Quando comecei a me entender por gente, ví que minha terra continuava sem clubes para torcer. restou-me (já que adoro futebol), inflamar minha paixão pelo clube que havia escolhido quando criança (neste caso o carioca Flamengo).
Invejo os torcedores do Recife (ou de qualquer outro estado/cidade quando os vejo torcendo pelos clubes da terra. Particurlamente, tenho grande simpatia pelo Sport do Recife, mas se torcer por ele, seria o mesmo que torcer pelo por qualquer clube de fora da minha cidade.
Thiago está certíssimo em defender a posição dele. Apoio completamente. Mas enquanto torcedor e amante do futebol, não pretendo ficar orfão simplesmente por não ter por quem torcer.
Continuarei na "sofrida" torcida pelo Flamengo.

Bony Daijiro Inoue disse...

Eu sabia que você tinha um pézinho rubro negro!
Eu sabia!!!

Alexandre Disraelly disse...

Que nojo de vcs!!

Bony Daijiro Inoue disse...

Hômi, se assuma e solte esse grito rubro-negro que está preso dentro do teu peito!
;D

Judson Gurgel disse...

E apois!

Em Caraúbas tinha o Estrela Vermelha, mas como não gosto do PT, não fui com a cara do time. Em Mossoró tem o Baraúnas, mas só joga 3 meses por ano, nos demais é Tricolor Paulista na veia!