03 agosto 2010

Sobre o CENSO 2010

Aê mundiça, foi dada largada para o Censo Demográfico 2010. O Censo é uma invenção chinesa datada de 2238 a.C., quando o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas. Antigamente, a finalidade deste trabalho era militar e fiscal. Mais tarde os romanos aperfeiçoaram os censos e deixaram próximos ao que conhecemos atualmente.

No Brasil, o censo cumpre o papel de "radiografar" em extensão e profundidade a população brasileira e suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. Entre as novidades do Censo, está a opção de preencher o questionário pela internet.

As perguntas abrangem educação, trabalho, renda, cor e raça, religião, existência de telefone celular, acesso à internet, rendimentos provenientes de programas sociais e tempo de deslocamento de casa para o trabalho. As informações são confidenciais e só podem ser divulgadas na estatística final do recenseamento previsto para o fim de dezembro ou início de janeiro próximo.

Os censos demográficos são planejados para serem executados nos anos de finais zero, ou seja, a cada dez anos. Logo, além da contagem populacional, realizar-se-a também o Censo Agropecuário. Participe, não deixe de responder a perguntas, além de exercer sua cidadania, você estará contribuindo para implantação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas. Bom, assim esperamos...

Nenhum comentário: