05 fevereiro 2009

Não PAGUE os 10%

Esses dias o JH da TV Globo, denunciou o abuso de alguns proprietários de bares e restaurantes de MG que não repassavam aos seus garçons e metris, a gorjeta (os famijerados 10%) do valor final da conta cobrado aos consumidores. Alguns garçons que prefereriram não mostrar o rosto com medo de revelia, confirmam a denúncia e até sugerem que isso é uma prática ocorrida não só em Minas, como na maioria dos estabelecimentos do sudeste e quiçá do resto do Brasil.

Eu mesmo frequento um estabelecimento aqui em Natal, e sei através de um garçon e amigo, que eles não recebem a gorjeta. Quando perguntando sobre o porquê de não denunciar, o motivo é simples: medo de perder o emprego. Se antes eu era contra o pagamento da taxa, hoje levanto a bandeira do NÃO PAGUE OS 10%. Acho que o consumidor é livre para dar gorjetas, seja ela de 5 ou 10% do valor da conta. Se sou bem atendido faço questão de retribuir a gentileza.

Penso que se você é dono de um estabelecimento, você deve pagar pelo custo operacional do lugar, o que no meu entender inclui garçons, cozinheiros, caixas e assim por diante. Já pensou se o petshop onde você leva o seu cão passasse a cobrar 10% do valor do banho e tosa? E o lavajato onde você leva o carro? O supermercado? A padaria? Meus amigos garçons que me perdoem, mais sou a favor da abolição legal da taxa. Gorjeta deve ser dada e não imposta. E ponto.

Nenhum comentário: