18 outubro 2008

Sobre GENTE que mata GENTE

O artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que: "Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. " Assim sendo, sou da opinião de que não se deve em hipótese alguma, seja por qual for o motivo, subtrair-se a vida de quem quer que seja. Muitos devem estar imaginando que estou falando o óbvio ou sendo redundante quanto a essa questão, porém vos digo que em pesquisa feita na grande São Paulo, 33% dos entrevistados condenariam a morte o bandido que "ousasse" retirar a vida de um parente ou amigo próximo a eles, independente do motivo.

Em suma: 43 em cada 100 acham que aqui se faz, aqui se paga. Vamos usar o exemplo da jovem sequestrada essa semana, pelo ex-namorado no ABC paulista, cujo desfecho trágico culminou no estado gravíssimo que ela ora se encontra na UTI de um hospital. Um namorado psicótico, que não suportou a idéia do fim do namoro e se achou no direito de matar a ex-namorada, como se dissesse "Se ela não é minha, não será de mais ninguém...". Isso posto, sob ação burramente planejada pela polícia, o ex-namorado, deflagrou 3 tiros, ferindo uma e quase matando a outra vítima.

Caso ela venha a morrer, ele deve pagar com a própria vida?! Não sou jurista, sou veterinário e antes de tudo um cidadão. Reconheço todas as falhas do sistema prisional no Brasil, sei que depois de um processo longo, ele será condenado a 10 ou 15 anos, mais por ser réu primário e sem antecedentes criminais, a pena será branda e em no máximo 4 ou 5 anos ele estará nas ruas de novo. Repito, condenar a morte (me refiro a morte potencial no presído ou delegacia sob pressão popular), não resolverá o problema. Não entendo de leis, entendo de bom senso e matar nunca é a solução.

Não estou levantando a bandeira hipócrita do pacifismo a todo custo, nem muito menos defendendo o camarada que atirou na ex, mais acredito que uma sociedade evoluída deve resolver seus problemas dentro da legitimidade, não saindo as ruas com porretes e armas fazendo justiça com as próprias mãos. A justiça tem que ser severa com crimes severos. Foi-se o tempo em que a saída era o "olho por olho e dente por dente". Não devemos cultivar o ódio, devemos sim é cobrar de nossos legisladores, uma justiça firme e capaz de inibir o crime livrando a sociedade de episódios como o de Santo André. E ponto.

2 comentários:

Bony Daijiro Inoue disse...

Não se choque, mas eu acho que se fosse na minha família, alguém mataria ele...provavelmente de forma bem lenta e dolorida.
Todo mundo tem direito á vida. É uma verdade absoluta. Não há argumento contrário que se sustente.
Há um porém: argumentos são racionais. Matar alguém não é algo racional. Desta forma, perder alguém não nos afeta no modus racionalis. Afeta no coração. E acredite: o mesmo coração que ama, pode matar. Isso não se explica. De forma alguma.
Mas isso é só um achismo...

Alexandre Disraelly disse...

Bem colocado Japa. Como disse minha opinião pode mudar a esse respeito, inclusive, que Deus o livre, se isso acontecer com um amigo ou familiar meu.