05 setembro 2008

Sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pelo presidente Sarney em 1988 pra matar o pobre mais rápido, não é tão ruim quanto se pensa. Outro dia mesmo me consultei com um clínico do SUS e cá entre nós, ele foi bastante atencioso e competente. O meu diagnóstico não era virose e ele não prescreveu Dramim, pois é o que mais fazem por ai, não é Judson?! Então, posso concordar com o fato de existirem filas, a falta do ar condicionado e TV a cabo na sala de espera, a falta de material, a cara feia das enfermeiras, entre outras, mais o SUS pode sim ser uma opção viável para quem não tem ou não pode pagar um plano de saúde. Quer exemplo melhor que o da SAMU?!

Eu não tenho plano de saúde. Reconheço a importância de se ter um plano de saúde e em breve devo aderir a algum deles. Mais insisto que é feito muito terrorismo contra o SUS e que algumas pessoas se comportam até de modo preconceituosa quando se referem ao hospital público. Quando meu plano era UNIMERDA, me consultei com um dermatologista que cobrava R$ 100,00/consulta e trocava o carro por telefone enquanto o paciente ficava coçando o saco cheio de xanha na frente dele. Em resumo: profissionais ruins existem em todo lugar, se um dia você precisar, não deixe de usar por preconceito. Afinal de contas, você paga impostos pra isso...

2 comentários:

Judson Gurgel disse...

Lá naquele país do caso que postei no meu blog, o atendimento público é 1000 vezes melhor que o particular. O problema é a demanda, que é grande demais...

Brito Filho disse...

Cadê minha opção de deixar de pagar imposto pra escolher o atendimento de saúde que eu quiser???