09 setembro 2008

Dia do VETERINÁRIO

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Algumas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910. É chamada de Medicina Veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.

Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária remonta 2.000 a.C. na Babilônia e Egito. Porém, o marco do estabelecimento da Medicina Veterinária moderna e organizada segundo critérios científicos é atribuído ao hipólogo francês Claude Bougerlat, na França de Luís XV, com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon, em 1761. A segunda a ser criada no mundo foi a Escola de Alfort, em Paris.

O aparecimento de instituição semelhante no Brasil só foi possível no governo republicano: a escola de Veterinária do Exército, em 1914, e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1913, ambas no Rio de Janeiro. No RN, existe uma única escola de Veterinária, a UFERSA em Mossoró, 270Km da capital. São 50 vagas/ano e o curso dura 5 anos. Neste dia, desejo a todos os colegas, felicidade, sucesso e que a cada dia, tenhamos mais respeito e reconhecimento na nossa profissão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pra você e pra Bela pelo Dia do Veterinário. Parabéns também pra minha Linda porque hoje é o aniversário dela, 3 aninhosssssss!!!!!!!

Alexandre Disraelly disse...

ÊêêÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ