23 setembro 2008

Sobre CETICISMO

A palavra ceticismo vem do grego "skêpsis", que significa indagação, exame. No Michaelis ela é assim denominada: sub. masc. 1)Doutrina filosófica dos que duvidam da existência de tudo e afirmam não existir a verdade, e que se ela existir, não ser o homem capaz de conhecê-la. 2)Estado de quem duvida de tudo. Desses conceitos, digo que há algum tempo atrás, me identificava bastante com o último.

Assim como Tomé se referiu a ressurreição de Cristo há mais de 2000 anos, dizendo que "só acreditava vendo...", me comportei como uma pessoa cuja a descrença nas coisas, especialmente naquelas relacionadas a religião, excedia o limite normal. Cheguei a me considerar ateu. Em 30 anos, nunca estive tão perto de minhas respostas e nunca me senti tão próximo de Deus...

Nenhum comentário: