08 fevereiro 2008

F U L E R A G E

É o nome que se dá ao Sistema Eleitoral Americano. Em uma superdemocracia, os eleitores escolhem os candidatos a presidência e depois o melhor deles nas urnas em voto não-obrigatório. Nos EUA, pode acontecer do candidato vencedor não ser o que obteve o maior número de votos entre os eleitores, na verdade, lá o que conta é o resultado de cada estado. Ganha quem ganhar no maior número de estados.

Deste sistema eleitoral podem surgir alguns resultados curiosos, já que nem sempre vence a eleição quem tem mais votos em todo o país. Foi o que aconteceu em 2000, quando o democrata Al Gore teve mais votos entre a população, porém quem venceu foi o republicano George W. Bush. O mesmo sucedeu com John Quincy Adams (em 1825), com Rutherford Hayes (em 1877) e com Benjamin Harrison (em 1889).

Considerando que os republicanos, companheiros de partido do presidente filho de chocadeira, não estão lá com essa bola toda, o novo presidente americano dever ser mesmo um Democrata. Entre as opções, uma chifruda assumida e um negro com nome árabe e cara de Comandos em Ação. O final desse circo só mesmo no dia 4 de agosto, quando conheceremos o mais novo Dono do Mundo.

Para os curiosos, mais aqui.

Nenhum comentário: