06 dezembro 2007

Sobre Papai NOEL

Hoje é o dia de São Nicolau. Esse camarada é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega, protetor dos marinheiros e comerciantes, dos casados e, principalmente amigo das crianças. Atualmente, ele é mais conhecido como Pai Natal (Papai Noel do Brasil). Seus principais milagres, estão relacionados com a provável ressucitação de crianças, na região de Mira, hoje Turquia, onde ganhou grande popularidade e grande número de devotos deste então.

Aqui no Brasil e em vários outros lugares do mundo, ele é visto como um bom velhinho que durante o Natal, voa em um trenó carregado por renas (veados), mundo a fora distribuindo presentes para crianças e adultos, disseminando o espírito do Natal. Frescuras à parte, sempre duvidei da existência desse cabra, na verdade quando criança, cheguei a montar guarda só esperando o infeliz chegar pra eu dar umas pauladas nele. O motivo é que ele insistia em errar (depois soube que era da minha mãe) no presente.

Lá em Mossoró, minha terra, tinha um caboclo que se dizia o Papai Noel. Ele era negro e usava uma barba branca andava em um jegue carregando uma carroça cheia de troço e lixo. Fedia feito um bode e cantava Jiggle Bells em inglês e tudo. Não tinha fábrica de brinquedos, mas com o pouco que tinha e o lixo que catava, fabricava carros de lata, aviões, piões, cavalos-de-pau e outras iguarias e distribuia para as crianças pobres das redondezas. Se ele morreu não se sabe, mas o fato é que para muitas crianças, ele foi o verdadeiro Papai Noel...

Continua...

Nenhum comentário: