05 novembro 2007

Mecânica GERAL

Você, homem ou mulher que se preze(a), proprietário(a) de veículo automotivo, independente de sua área de atuação, sua carreira ou profissão, deveria ler a respeito de Mecânica Geral de Automóveis. Dessa forma, não aconteceria com você o que tem ocorrido comigo toda vez que Bumblebee, meu Fiesta 2001, precisa de uns ajustes em uma oficina mecânica. Da última vez, o possante tava sem querer pegar de primeira (ficou solvando como disse o mecânico), e eu com meu peculiar desleixo, ignorei o problema levando-o a oficina dois meses depois de detectado o problema. Resultado: O camarada condenou uma peça, um tal de Regulador de Pressão de Combustível. Ao que tudo indica tudo não vai passar de 70 contos, incluindo mão-de-obra e troca da peça.

Porém, o que me deixou mais "incabulado" foi a série de nomes que ele deu a meia dúzia de peças, sugerindo que as mesmas, em um futuro não muito distante, precisariam ser trocadas. Perguntei do que se tratava cada uma delas e ele foi me bombardeando com palavrões do tipo bobina do distribuidor, motor de partida, cabo de embreagem, relé de não-sei-o-que-lá e por ai vai... Concluindo, devo procurar imediatamente um minicurso de mecânica, daqueles que a gente faz por correspondência mesmo. Não, não é para consertar meu próprio carro ou dos amigos, é simplesmente uma forma de não ser tapeado e tido como alvo fácil para um mecânico de má índole. Se é que isso já não aconteceu outras vezes... Se você entende tanto de mecânica quanto eu, faça o mesmo, eu aconselho!

3 comentários:

Bony Daijiro Inoue disse...

Esse mini-curso não existe. E se existe, não vale a pena.
O melhor mesmo, é você começar a ler o manual do proprietário e procurar entender como funciona um carro: do motor á combustão á suspensão.
E a propósito: normalmente o rgulador de pressão de combustível só quebra quando outras peças quebram antes dele, como por exemplo o´rings e outras peças que custam centavos, mas que os donos de carro costuma ignorar justamente pq custam pouco.

Judson Gurgel disse...

Motor de partida??? Caralho!
Troque logo de carro que é melhor!

Depois que o meu começou a apresentar bixeira, foi um prejuízo atrás do outro até eu trocar.

Hoje o que eu economizo de oficina e combustível já ajuda a pagar a prestação do novo...

Anônimo disse...

Não, o motor de partida tá bom, ele só sugeriu que em carros com mais 5 anos de uso, as peças aos poucos, tendem a precisar de troca, de modo que eu fosse logo me preparando. Se eu pudesse, claro, trocaria em um novo, mais isso só depois da minha tão sonhada "estabilidade", que teoricamente só acontecerá no final de 2008 ou início de 2009, quando meu futuro patrão, o BB, deverá me chamar. Até lá, Bumblebee vai ter que aguentar o moído...