22 agosto 2007

Autônomo = BOSTA


- Boa noite senhor, posso ajudar?!

- Claro, gostaria de fazer o cartão da loja...

- Pois não, seus dados por favor.

- Ok.

Neste momento a atendente recolheu meus documentos e preencheu a proposta no computador.

- Moça...

- Pois não senhor?!

- Você não me pediu comprovante de renda ou residência...

- Não é necessário senhor.

- Ok, se você diz, eu acredito.

Dois minutos depois...

- Moça...

- Pois não?!

- O cartão ainda fica pronto hoje?!

- Sim, senhor, inclusive o senhor já pode comprar se desejar...

Nesse instante olhei para a coluna de pneus aro 13, que estavam em promoção. Os 4 somados, daria pouco mais de R$ 400,00 dividos em até 10 prestações. Era minha chance.

- Moça...

- Sim?!

- De quanto é o meu crétido, caso seja aprovado?!

- R$ 300,00

- Vixe, só isso...

- Pelo menos nos primeiros 12 meses, é só isso sim.


- Ok.

Dez minutos se passaram e ela me olhou com cara de caneca.

- Senhor, infelizmente o senhor não atingiu a pontuação mínima para aprovação do cartão.

- O que isso significa?!

- Que o senhor terá de voltar aqui daqui a 3 meses e tentar novamente.

- Três meses?! E qual foi o problema?! Não estou no SERASA ou SPC, estou?!

- Não, na verdade isso é natural, principalmente quando algumas pessoas se dizem autônomas, daí o sistema normalmente nega o crédito em princípio...</br>
- Eu sou veterinário, presto serviços a terceiros sim, mas tenho uma renda mais ou menos fixa...

- Pois é, o problema é essa "renda mais ou menos fixa"...

Minhas orelhas ficaram vermelhas, tive vontade de socar a mesa mostrando minha indignação de um Da Silva de pai-e-mãe, humilhado diante do crédito negado mediante motivo tão bobo, daí lembrei que aquela moça gentil só tava fazendo o trabalho dela e só me restava voltar daqui a 90 dias.

- Tudo bem, volto daqui a três meses.

- Senhor?!

- Oi?!

- Seja bem vindo sempre!

- Bem vindo é?! Tá bom...

Nenhum comentário: