16 dezembro 2009

Reis DA GAMBIARRA (#001)

Segundo o jornalista, humorista e blogueiro Marcelo Tas, existe uma palavra-chave para entender o milagre, se é que ele existe, do Brasil estar entrando no competitivo clube que movimenta a economia global: GAM.BI.AR.RA. De acordo com o Aurélio, a palavra de origem duvidosa significa: s.f - 1) Série de luzes da parte inferior e superior de um palco; 2) Conserto ou Arranjo provisório. Partindo da segunda definição, eu diria que somos os Reis da Gambiarra.

Quem de nós nunca pendurou uma palha de aço na antena da TV para melhorar a recepção da imagem?! E aquele famoso calço no pé da mesa de jantar?! E a extensão puxada fraudulentamente para furtar energia elétrica, vulgo gato, que alguns de nossos vizinhos insistem em praticar em benefício próprio? Nosso presidente, é por si só, um exemplo clássico de gambiarra. Basta observar como ele gambiarriza bem o português em público. Aliás, ele é o verdadeiro gambiarra-man.

De mais a mais, seja para o bem ou para o mal, somos fissurados na idéia do improviso, razão pela qual, repito, estamos entre os povos mais emergentes e criativos do mundo. Como diria alguém, sejamos espertos e seremos inteligentes. E se essa for a chave (como suspeita o Tas) para nossa entrada no rol dos países desenvolvidos, eu desconfio que em pouco tempo estaremos desfilando em tapete vermelho mundo a fora. Logo, que assim seja Brasil, o país da gambiarra!!

Nenhum comentário: