09 dezembro 2009

Carta aos PAULISTAS

Uma senhora, quarenta e poucos anos, vestes opulentas e sotaque paulista fortíssimo, trouxe seu poodle toy para uma tosa higiênica na clínica veterinária onde trabalho. Durante a retirada de nós (que é padrão), ela achou que o tosador estava agredindo o animal e entrou no salão aos berros. Chico Tosador*, funcionário modelo que é, foi gentil e tentou explicá-la que aquilo era praxe. A dita cuja não aceitou a explicação e tomou o animal a força das mãos do suposto agressor.

Tentando apaziguar os ânimos, tentei intervir na situação e levei um chega pra lá da senhora que disse: “Natal é uma terra maravilhosa, o problema daqui são as pessoas”. Dita a pérola, ela entrou no carro e saiu derrapando como se fugisse de um assalto. Em suma, o animal saiu com a tosa pela metade e o tosador com a má fama de agressor de animais. Aquelas palavras mexeram com meu orgulho potiguar, razão pela qual resolvi escrever a seguinte carta aos paulistas:

Povo paulista,

Aqui esteve uma conterrânea de vocês extremamente mal educada e preconceituosa. Por motivo torpe, ela agrediu verbalmente nossa terra e se referiu a nós como se fossemos gente inferior, baixo nível e mal educada. Diferente dela*, não generalizo e acredito que em São Paulo, a maioria do povo é hospitaleiro e gentil. Entendo que os engarrafamentos bizarros, a violência urbana incontrolável, as inundações e catástrofes naturais, as péssimas condições de vida da maioria da população somada a poluição atmosférica da cidade, possam mexer com o psicológico de alguns* habitantes, porém isso não justifica chegar em nossa terra e dizer o que bem entender. Aliás, nada justifica essa atitude seja qual for o lugar. Na infância eu aprendi que quando se chega a casa de alguém, o mínimo que se deve é cortesia e respeito pelo lugar.

Embora alguns* digam o contrário, somos um povo carismático, trabalhador e gostamos de receber bem nossos visitantes. Aqui chegando, não lhe faltarão praias belíssimas com sol o ano inteiro, hotéis de renome internacional, passeios para os mais variados gostos e comidas de fazer inveja a qualquer chef da culinária paulista. Agregado a isso, a poesia e o carisma do povo potiguar que na minha opinião, é bem mais educado que muitos sulista de merda que aparecem por aqui. Repito: não me refiro a todos, e sim a uma minoria. Escrevo para os do naipe dessa senhora*, falsa rica hipócrita que financia carro popular em 72 meses e posa de bacana para engana os bestas. No mais, peço desculpas pelo desabafo e renovo a vocês, paulistas educados, o convite para que nos visitem sempre. A vaca paulista, meu eterno desprezo !!!

Att.
Um potiguar roxo

e macho desde a hora em que nasceu.

Nenhum comentário: