30 agosto 2008

P R Ó L O G O

Zé Cibitche é um caboclo nordestino, feio, mestiço e pobre, nascido e criado nas brenhas, oriundo talvez do cruzamento de um toco de amarrar jegue e uma forrageira quebrada. Corpo franzino, sobrancelhas salientes, poucos dentes na boca, cara de morto de fome. É um cabra esforçado feito a molesta, mais de um azar infeliz. Que mané Lei de Murphi, essa teoria gringa pra ele é fichinha. O Mela-Cueca é tão azarado que o pão com manteiga dele, além de cair com o lado da manteiga para o chão, ainda cai em cima de merda de gato desenterrada pelo vento. Ô Fela-da-Puta sem sorte da gosta serena!! Em nome do Pai, Fio e Isprito Santo três veis.

Sua fama correu o sertão e ninguém quer chegar perto do homem com medo de pegar a inhaca da má sorte, a urucubaca, a maldita tinha. Como todo vivente, ele sonha em ser feliz ao lado de uma companheira, ter dois palmos de chão pra plantar mandioca, criar meia dúzia de galinhas, um canário cantador, um jegue e uma vaca de leite que não faça suas necessidades nos seus pés mesmo na hora em que ele estiver passando. Ouve-se por ai, que a songa-monga que pariu o azarento era doida de atirar pedra na lua e vivia espalhando o boato de que ele era filho de um ET que sequestrou ela quando ainda era moça. Pela aparência dele, devia ser mesmo.

Ritinha era uma jovem donzela, branca da cor de algodão, olhos da cor de mel de Jandaíra, lábios carnudos e cabelos mais crespos que palha de aço de marca sem futuro. Professora com diploma, boa moça, pura e religiosa, queria ser freira, mais o Vigário Pedro Barriga D´água, apelido que aliás ele destestava, mais que fazia alusão a sua enorme protuberância abdominal, não permitiu, pois acreditava que a moça não tinha vocação religiosa. E não tinha mesmo. Foi só conhecer Zé Cibitche que ela deu a xereca pra ele na sacristia da igreja, depois que ele atravessou o mói de pentei dela com um facão de cortar xique-xique.

Quando Ritinha e Zé Cibitche se encontram a primeira vez na novena, eles trocam olhares e se apaixonam fervorosamente. Apesar na perrenga do vigário que queria casar sua cria com o filho do Coronel Mãozinha, eles fogem e preferem enfrentar o desafio de um amor proibido vivendo incríveis aventuras no sertão em busca da família perdida da moça abandonada na porta da igreja ainda criança. A Ex-donzela e o Mané-Mago, é um romance de costumes, pensado e escrito por este narrador nos seus momentos de ócio no trabalho e entre uma obrada demorada e outra no banheiro. Não foi escrito para ser um best-seller mais se um dia for, não vou achar ruim, né?!. No mais, os capítulos serão publicados neste espaço a medida em que forem escritos. Boa leitura a todos.

29 agosto 2008

Pergunta IDIOTA

Aqui vocês vacinam contra Rubéola também?!

Loira Burra*, cliente da clínica veterinária onde trabalho, com seu poddle tosco em mãos, em pergunta dirigida a mim hoje no final do expediente.

Tirinha do DIA

Aniversariante do DIA

A homenageada do dia é Susana. Reza a lenda, a dita cuja completa pouco mais de 15 anos hoje. A galega é aquele tipo de brasileira que não desiste nunca. Muita paz, saúde e felicidades pra você Sú.

28 agosto 2008

Funcionalismo PÚBLICO

Sem alarde, o governo federal pretende aumentar em seis vezes o número de cargos a serem criados até o fim do ano em relação à proposta orçamentária encaminhada ao Legislativo. Um projeto de lei enviado semana passada ao Congresso eleva de 13.375 para 85.925 o número de vagas, a maioria via concurso público.

Já pensou babador-de-conxilo-em-horário-de-almoço, energia gasta com ventilador de teto, cafezinho, pão de queijo e fofoca nas repartições, multiplicados por seis?! Bom, não sei vocês, mais eu espero estar entre os 80.000 em breve. Aaah se quero!!!

Fonte: Congresso em Foco.

27 agosto 2008

Programação BUNDAL

Hoje no Brasil se proliferam certos personagens que cá entre nós, me obriga a concordar nem que seja em 50%, com seu Manoel*, o português mela-cueca que bancou o Diogo Mainardi no meu consultório semana passada (Ler post do dia 20/08). É Mulher Melancia, Mulher Samambáia, Mulher Morango, Mulher Melão e agora acreditem, tem a Mulher-Filé. Assim mesmo, com efe maiúsculo e alguns centímetros de bunda perfeitamente turbinada pelo silicone. Santa fuleragem meus amigos, às 14h da tarde na programação de um canal aberto. Perdeu-se a noção da banalização do sexo nesse país, mulher virou mercadoria fácil e barata.

Sem querer bancar o moço recatado ou recém-casado moralista, deveria me orgulhar de um país onde algumas mulheres ganham a vida sacudindo a bunda obscenamente na TV?! Creio que não. Não quero opinar mais profundamente a esse respeito sob pena de sofrer revelia dos praticantes do cinco contra um, porém faço minhas as palavras do saudoso Pedro de Lara, quando se referia a esse tipo de exposição da figura feminina como "...uma falta de pudor, de vergonha e desrespeito a família brasileira...". Exageros à parte, rogo para que se um dia tiver uma filha, que ela siga o exemplo da Ellen Grace e não o da Carla Peres. Que assim seja.

Lycosa ERYTHROGNATHA


Uma genuína Aranha de Jardim.
Foto: Alexandre Disraelly.

Canon A520 - Agosto/2008

26 agosto 2008

Série D no BRASILEIRÃO

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estuda a possibilidade de criação da série D no Campeonato Brasileiro. Assim, segundo fofocas, Ricardo Teixeira vai poder lavar mais dinheiro, ficar ainda mais rico ilicitamente e o principalmente dar chance a times como o América de Natal, de poder fazer parte de alguma série em um futuro próximo. Leia mais aqui.

24 agosto 2008

Em TEMPO

Não, muito obrigado. Deus não precisa de pregações, altares ou grandes templos em seu nome. Ele só precisa do seu coração aberto e de sua fé e crença na existência dele. De nada adianta se enfiar e em uma igreja, repetir palavras, virar beato, se fora dela você não pratica os ensinamentos cristãos...

Eu, em resposta a um convite insistente de uma vizinha para ir a um culto evangélico. Depois disso, ela disse que um dia eu me arrependeria, pois só "eles" serão dignos da salvação.

Mera COINCIDÊNCIA?!

Clipe de Micarla de Souza.

Clipe de Barack Obama.

Os dois clipes são em preto e branco e mostram pessoas enquadradas da cintura para cima falando sobre o que querem que seus candidatos façam pela cidade ou país. O ritmo é hip-hop e ao invés de astros de Hollywood, ela usou pessoas comuns. A assessoria da candidata nega o plagio mais pra mim ele é discarado e só confirma a pouca ou quase nenhuma criatividade de quem faz marketing eleitoral no Brasil. De qualquer forma, sendo plágio ou não, o resultado foi bem razoável.

23 agosto 2008

Esporte X RETORNO

Alguém já se perguntou por que o Brasil tendo delegações de atletas tão numerosas, ganha tão poucas medalhas em Olimpíadas?! Não?! Pois eu tenho uma suspeita, que vai parecer óbvia pra não dizer ingênua. Vejamos o exemplo de Cuba, que há alguns anos era uma potência olímpica e hoje, encontra-se atrás do Brasil no quadro de medalhas. Isso pode até parecer mera coincidência, mais tudo aconteceu depois que a grana soviética sumiu. Ou seja, tudo se resume em investimento. Meus amigos administradores me corrijam se eu estiver errado, mais empresa nenhuma vinga sem capital.

No esporte é a mesma coisa. Nossos melhores atletas, treinam no exterior, porque lá se investe em esporte. Quer um exemplo?! César Cielo, medalhista de ouro na natação, treina nos EUA. Gustavo Borges, treinava nos EUA. A atleta Maurren Maggi, primeira medalha de ouro do atletismo feminino brasileiro em Olimpíadas, também faz sua preparação fora. Quem mais ganha medalhas nos jogos?! Resposta: EUA. Aqui no Brasil, o investimento no esporte é ínfimo e o resultado é o que a gente vê quadro de medalahs dos Jogos Olímpicos.

Fomos quase ouro no futebol feminino, quase ouro no vôley de praia masculino e quem eram os adversários?! EUA. Pode parecer repetitivo mais insisto na tese de que sem investimento e um trabalho sério por parte do Ministério dos Esportes, nada vai mudar nos próximos anos e nosso prognóstivo não vai passar do "quase". O Pan do Rio no ano passado, é uma prova de que com trabalho sério e grana, o esporte pode dar certo no nosso país. No mais, é rogar para que nossos governantes achem o mesmo. E ponto.

21 agosto 2008

Bem FEITO

Fale pouco e seja prudente. As palavras têm um grande poder de transformção. Eles produzem a vitória e a ruína.

Ana Maria Braga, lendo a mensagem de um biscoito da sorte chinês no programa ao vivo, ontem de manhã.

20 agosto 2008

Filhaputice LUSA

Hoje recebi em meu consultório veterinário, o bulldog inglês Camões. O animal estava repleto de seborréia seca. Considerando minha experiência clínica em lidar com esse tipo de problema, prescrevi um shampoo e uma medicação oral. A consulta teria sido rápida e indolor, não fosse seu dono, o Sr. Manoel*, uns setenta e poucos anos, português que mora no Brasil há 2 anos, que e adora expor suas opiniões sobre nosso país. Ao contrário do que dizem sobre portugueses, ele não tem nada de burro. Saiu de Lisboa com uma mão na frente e outra atrás, e em apenas dois anos, já possui dois lavajatos e doze funcionários trabalhando para ele. Manoel* casou-se com uma brasileira e tem um filho de um ano. Até ai tudo bem, nossa relação de médico e dono de animal ia fluindo de maneira cordial. A coisa mudou quando ele resolveu falar mal do Brasil. Aprendi, aliás eu já sabia, que sobre nós os europeus pensam horrores. Se antes eu tinha um pé na xenofobia, agora levanto a bandeira.

Segundo Sr. Manoel*, somos um país de gente preguiçosa e burra, metida a esperto, que só sabe vadiar, pedir, levar nas coxas e trabalhar que é bom, nada. Ouvi tudo aquilo calado, suando, preferi o silêncio a entrar em discussão. Ouvi tudo como uma mãe que escuta um vizinho falar de seu filho e engole seco. No final da consulta ele pediu desconto e claro, eu neguei. Falei que embora ele tenha generalizado, no Brasil, tem sim muita gente honesta, que trabalha pra pagar as contas, que rala de sol a sol, que estuda, que cria os filhos dignamente. Aqui não fazemos distinção de cor ou raça, recebemos portugueses, afegãos, hindus e xiitas, com a mesma simpatia e respeito e se somos subdesenvolvidos, devemos isso em parte, aos escrotos de nossos colonizadores que vinham aqui só flertar com nossas índias e roubar o que a gente tinha de melhor. Ele me olhou incrédulo e finalizou a conversa dizendo a sua esposa: - Tá vendo como são mal educados?! Passar bem, Doutor, até nunca mais... Até nunca mais seu Manoel*, até nunca mais mesmo.

19 agosto 2008

Sobre SAÚDE

Os passos já não estavam tão firmes, as pernas tremiam, a coluna doía, os braços completamente descordenados e a respiração bastante ofegante. Foi assim que terminei meu terceiro dia de caminhada. A convite de minha esposa, resolvi encarar uma maratona para perder alguns centímetros de barriga e iniciar uma nova fase em minha vida: a de homem saudável. Nunca pensei que chegaria aos trinta anos tão mal fisicamente incapaz de encarar meia hora que seja, de uma simples caminhada.

Decidi mudar meus hábitos, aboli completamente a maionese, catchup e a mostarda. Sanduíche só se for natural e a cerveja, no máximo duas garrafas aqui e acolá de vez enquando. Troquei massa por frutas e desde que comecei a fazer exercício físico, durmo e acordo melhor, além de ter me curado de minha ETE (Enxaqueca Tensional Episódica). Nas refeições, até arrisco uma coisa verde ou suco com adoçante. Estou feliz com minha nova empreitada e espero que ela seja duradoura. E você, por que você não aproveita e faz o mesmo?!

18 agosto 2008

A B S U R D O

A atleta brasileira Fernanda Murer foi prejudicada hoje no salto com varas, nas Olimpíadas de Pequim. O equipamento da moça simplismente sumiu. A quem diga que um amigo meu, empolgado com o novo emprego na CEF, sumiu com a bichona e saiu para comemorar. Boatos a parte, é que a dita cuja vara da moça, foi encontrada dentro do depósito onde o equipamento dos eliminados eram guardados.

O resultado da falha chinesa, resultou na eliminação da atleta e um pedido formal de desculpas por parte do comitê olímpico mandarim, que culpou a atleta, imaginem só, por não ter vistoriado pessoalmente, minutos antes da competição, se o mastro se encontrava no local devido. Heim?! Alguém ai também falou absurdo?! É, realmente um absurdo meus amigos. Isso em Caraúbas dava até morte, né Judson?!

17 agosto 2008

Sobre PROPAGANDAS eleitorais TOSCAS

Acho uma aberração a propaganda da justiça eleitoral que usa uma analogia tosca e sem graça para dizer que quatro anos com algo ruim pode parecer uma eternidade. De fato, nisso ela tem razão, mais cá entre nós, não dava pra usar outra comparação se não a da abelha que fica dentro do ouvido do camarada aporrinhando o juízo 24h por dia?! E naquela hora que ele mergulha a cabeça no balde de água?! Puts, é agoniante, irritante e gasturento!! Seria cômico se não fosse trágico.

Aliás, todas as propagandas são ridículas. Gente com pouca ou quase nenhuuma capacidade de interpretação por exemplo (boa parte do eleitorado), não vai fazer relação entre a perda da passagem do cometa Halley e o pleito eleitoral. A do trem então, mais parece uma tragicomédia ou situação típica do casseta & planeta. Na verdade ela me lembrou uma cena do filme Premonição quando o trem passa por cima da pickup de uma das vítimas.

Há que as ache criativas, eu particularme desaprovo, acho um horror. Pra mim, a empresa de quinta que bolou essas propagandas deve ser a mesma que faz a arte eleitoral de Miguel Mossoró. Tudo bem que sou veterinário e tem gente que diz que só entendo de furico de cachorro, mais não podia deixar de manisfestar minha opinião sobre essa galera sem ou com criatividade em excesso!! Afinal, o dinheiro pra tais aberrações publicitárias também sai do meu bolso, né?! E ponto final.

Bem DITO

Quando tinha 12 anos, uma professora no colegial me disse que eu nunca seria ninguém. Decidi provar que ela estava errada...

Michael Phelps, respondendo a pergunta de um jornalista alemão sobre o que o teria motivado a ser um campeão olímpico de tanto sucesso e quase imbatível.

16 agosto 2008

Algo CURTO

Um pseudo leitor escroto e desocupado, me enviou um email (sabe-se lá como ele conseguiu) desaforado pedindo para que eu postasse algo mais curto e fácil de ler, sugeri a ele que fosse ler a Revista Veja ou a Caras que além de ter bastante figura, não precisa de muita instrução para entender o texto. Paciência tem limites né, fio?!

Sobre OLIMPÍADAS e Michael PHELPS

Tudo bem, eu ainda não tinha falado sobre olimpíadas. Também pra quê?! Já não bastam os jornais e a mídia em geral que não noticiam outra coisa se não que Michael Phelps ganhou isso, Michael Phelps ganhou aquilo. O próprio Galvão Bueno já sonha em ser amigo dele e quem sabe, ganhar uma Ferrari do Chuck Norris das piscinas. Por falar nisso, percebendo a fodacidade do sujeito, começaram a pipocar na net os Michael Phelps Facts, citando os fantásticos feitos do anfíbio que, dizem alguns, não serem verídicos. Se você acredita em duendes, gnomos ou Papai Noel, com certeza também vai acreditar nesses "Facts".

Eis aqui alguns exemplos: 1) A água bebe Michael Phelps; 2)Uma vez, quando Michael Phelps nadou pelo Atlântico, ele passou por algumas sereias que pensavam que ele não passava de uma lenda; 3) Sem usar uma prancha, Michael Phelps derrotou o Surfista Prateado em uma corrida espacial; 4) Se você olhar para o olho de um furacão, verá Michael Phelps nadando. Cachorrinho. Exageros a parte, o cara é um fenômeno da natação e sem dúvida já é o grande nome dessas olimpíadas de Pequim. No mais, é esperar que nossos atletas (não só os da natação), mesmo com tantas adversidades, possam seguir o exemplo de Phelps. Que assim seja.

*Atualização: César Cielo conquista 1º ouro do Brasil nas Olimpíadas.

15 agosto 2008

Monstro INVISÍVEL

O Mada & O RAPPA

Já passava das 2:15h da madrugada de hoje quando a banda uruguaia Motosierra deixava o palco 1 da Arena do Imirá, quando os anunciantes começaram a contagem regressiva para o show mais esperado da noite. Terminada a contagem, um canhão de papel luminoso e fumaça dava início ao show do O Rappa. O público gritava em uníssono o nome da banda, enquanto ainda na penumbra, os integrantes ocupavam um de cada vez seu lugar no palco: Xandão (violão) à direita, Lobato (bateria) no centro atrás do vocal, Laurinho (baixista) à esquerda e no topo iluminado por um luz forte azulada, DJ Negralha, iniciava a introdução com a batida forte e rítmica característica da banda.

Com a introdução de A Minha Alma, Marcelo Falcão explodiu de dentro do palco e fez a galera levantar produzindo um som ensurdecedor seguido de gritos de euforia e êxtase. O show misturou músicas do Cd acústico MTV, do novo álbum 7 vezes - O Monstro Invisível, e clássicos como Vapor Barato do Silêncio que precede o Esporro, Homem Amarelo, Lado B Lado A, Me deixa, O Salto, Mar de gente, Rodo Cotidiano e claro Pescador de Ilusões. A duração foi de 1:40h, não houve se quer uma briga e todo mundo fez questão de cantar as músicas sem qualquer demonstração de cansaço. A banda se despediu sem bis (uma pena), mais prometeu voltar assim que possível com o novo show Sete Vezes. Fotos aqui.

14 agosto 2008

Show do ANO

Hoje vou ao show do O Rappa. Como vocês devem ter percebido pelo nome do blog, sou fã incondicional da banda desde os tempos do Yuca. A última vez que vi os caras foi em 2001, tocando em um festival embaixo de uma chuva monstra lá na rua Chile, aqui mesmo em Natal(RN). Na mesma noite tocou Frejar e o Barão Vermelho que fez um show igualmente eletrizante e inequecível.

Nos anos seguintes, eles também vieram a Natal, mais por problemas de grana ou agenda não pude ir. Esse ano finalmente tudo conspirou ao meu favor e finalmente vou poder rever Falcão, Xandão, Marcelo Lobato, Lauto Farias tocando um som vadio de repertório desplugado que mistura rock e hip hop e entre outros ritmos. O show acontece hoje no Música Alimento da Alma (MADA) a partir da 23h. No mais, amanhã tem vídeo blog aqui galera. É só aguardar!!!

13 agosto 2008

P O L Ê M I C A

A Igreja Católica não tem mais com o que se preocupar, depois da notícia de que o Vaticano está mais pobre do que nunca, agora resolveu fazer um barraco na mídia por causa da foto da Carol Castro semi nua com um terço na revista playboy deste mês. A atriz disse que não fez por mal, e eu acredito, e infelizmente não pode fazer nada uma vez que o ensaio já está nas bancas de todos país.

Polêmica a parte, fico me perguntando quantos seminaristas, padres, bispos almofadinhas, diáconos, tocadores de sino, coroinhas assanhadinhos além do alto clero desocupado, não devem ter corrido para as bancas afim de comprar o primeiro exemplar e se certificarem do tamanho "blasfêmia" da moça. Como já disse e repito, não só contra a igreja católica, mais cá entre nós, santa hipocrisia meus amigos !!!

12 agosto 2008

Entre ASPAS

Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental. Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você!

Aline, minha irmã, em scrap do Orkut.

11 agosto 2008

Auxiliar de VETERINÁRIO

Auxiliar de veterinário trabalha duro, não é um emprego fácil. Além de driblar as mordidas e arranhões a queima roupa, limpa o consultório das imundices caninas e felinas, e faz uma coisa essencial durante a consulta que é a contenção dos mais exautados. Aldair* é auxiliar de veterinário há 15 anos. Já viu de tudo um pouco: cirurgias, fraturas, atropelamentos, pacientes em crises convulsivas, cadelas parindo e todas as nunces da profissão. Ele tem 32 anos, três filhos, sendo dois adotivos de uma irmã morta, ganha pouco mais de R$ 500,00 e mora só com os filhos em uma casa de dois cômodos, depois que a sua ex-mulher foi viver com outro homem, abandonando a ele e os três filhos.

Profissional dedicado, vibra quando chego para o plantão nas noites de quinta-feira, pois segundo ele, sou o único dos plantonistas que o trata como um igual. E ele é. Quando não estamos juntos em nossos "abacaxis clínicos", varamos a madrugada em conversas sobre futebol, novelas, vidas mundanas e muito, mais muito sexo dos anjos... O sonho dele era ter se tornado Dr. Veterinário, mais ainda jovem, perdeu a mãe cedo e teve que ajudar seu pai na roça e não pode estudar. Já o surpreendi várias vezes vestido com meu jaleco se olhando no espelho do dormitório de olhos marejados, pensando que o tempo não volta mais. Daí eu brinco, digo que ele sabe mais que muito veterinário e ele sorri agradecido.

Seu sonho atual é ganhar na loteria. Joga sempre que lhe sobra uns tostões e já me prometeu sociedade caso venha a tornar-se ganhador um dia. Eu entro com o dinheiro e o senhor com o trabalho, topa doutor?! - Ele diz excitado, como se o prêmio já fosse seu. Digo que sim, mais sempre aconselho a esquecer a idéia e trabalhar. É o certo. Ele concorda e promete que só joga de vez enquando, que a prioridade é o leite das crianças. Somos uma equipe, por pelo menos 12h por semana, ele é o meu melhor amigo e vice-versa. Aldair* tem três coisas que eu admiro em um homem: a humildade, a fidelidade e o amor ao próximo. Sou um fã incondicional dele. Salve, salve Dr. Aldair*.

10 agosto 2008

Aos DONOS de ANIMAIS


1)Médico Veterinário dorme. Parece mentira, mais ele dorme. Não o acorde no meio da madrugada sem necessidade;

2) Médico Veterinário come. Inacreditável não?! Mais é verdade, ele também se alimenta e tem hora para isso. Se seu animal engoliu um apito, acredite, isso pode esperar até o fim do almoço dele;

3) Médico Veterinário tem família. De vez enquando ele precisa de um tempo para ela e de descanço também;

4) Médico Veterinário precisa de dinheiro. Acredite, ele tem contas pra pagar, não vive da ajuda da UNESCO. Logo, não peça pra ele dar uma "olhadinha" no seu animal. A consulta custa R$ 40,00 e a olhadinha, R$ 140,00. Seja esperto e economize R$ 100,00;

5) Medicar animais é trabalho sério. Não ria, não é piada, animais doentes podem transmitir doenças para pessoas. Isso não é lenda, nem história de pescador;

6) Se eu posso atender fora de hora?! Posso sim, desde que seja bem pago pra isso. Quanto?! Depende do abacaxi. Aviso logo: Pra ressucitar o animal é mais caro!!

7) É impossível examinar um animal por telefone. Não sou vidente. Sem ver do que se trata, não é possível estabelecer um diagnóstico confiável e definitivo. Se me ligar com esse intuito já sabe, né?!

8) Não é porque o paciente faleceu que o veterináio não mereça receber pelo seu trabalho. Por melhor que ele seja, ainda está abaixo de Deus;

9) Acreditem, existe mais de uma "Maria de Rex", se eu não reconhecer sua voz no telefone, não se ofenda;
10)Água mineral não faz mal a cachorro, via oral é pela boca e não de hora em hora e Eutanásia, definitivamente, não é um novo tipo de antibiótico;

11)O MV não é um pervertido só porque afere a temperatura do animal por via retal, é o que a literatura manda;

12)Só porque o cão é vira-latas não siginifica que não mereça, em todos os sentidos, o mesmo tratamento que um dog de Bordot. A consulta é a mesma e as doenças são clinicamente iguais. Ele também nasce, cresce, reproduz e morre.

09 agosto 2008

Bizarrice do DIA

Dez nomes e slogans para motéis:

1. Motel Leilão! Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três!
2. Sinuca motel. Aqui seu taco não escorrega, desliza!
3. Motel Teletubbie! De novo! De novo! De novo!
4. Motel Free. Aqui seu amor é uma questão de bom senso.
5. Motel Mamma. Porque não há nada melhor do que comida caseira.
6. Motel Omino. Entre e Fique à Vontade.
7. Motel Sociedade Anônima. Afinal, ninguém é de ninguém!
8. Motel Maria Antonieta … Aqui você também vai perder a cabeça!
9. Profundus Motel. Penetre neste mistério.
10. Motel Sushi: onde o apressado come cru.

Por: Lista 10.

08 agosto 2008

08.08.08

Segundo a tradição chinesa, quem nasce no dia de hoje, tem grandes chances de ter uma vida promissora e de muita riqueza. O número 8 tem um significado especial para os chineses, sendo associado a felicidade, riqueza e prosperidade. Para a cultura chinesa, o número 8 é sinônimo de coisa boa. A idéia está na semelhança do som entre a palavra “oito” (八), algo como /bã/ e o vocábulo /fã/ (发), que significa riqueza e prosperidade.

Em alguns dialetos regionais, como o cantonês, “oito” (baat) e “fortuna” (faat) se confundem. Além disso, o número 88 também é muito parecido com o shuang xi (“felicidade em dobro”). Trata-se de um desenho decorativo muito popular feito a partir de dois ideogramas estilizados (喜) que querem dizer “alegria” ou “felicidade". Supertições e números cabalísticos a parte, conheço um amigo que faz aniversário no dia de hoje, aproveito para parabenizá-lo e desejar-lhe felicidades.

07 agosto 2008

Lei SECA

Sobre a LEITURA

Desde criança, minha mãe como boa professora que era, sempre me incentivou a ler. Aprendi a ler muito antes de alguns colegas de classe e sempre que tinha um tempo, trocava as brincadeiras de rua por gibis e para-didáticos de até cinquenta páginas. A leitura sempre me fascinou até a adolescência, quando vivi a minha "Idade das Trevas". Voltei a ter o hábito de ler com frequência de cinco anos pra cá sob influência do mesmo amigo que me viciou em fotografia.

Desde Memórias de Minhas Putas Tristes de Garcia Marquez, não parei mais de ler. Hoje leio um livro por mês e antes de terminar o que estou lendo fico aperreado com o próximo da vez. Já existem seis na lista de espera. Minha mãe é orgulhosa disso e eu também. Em um mundo onde é muito mais fácil viciar-se em coisas "sem futuro", o vício da leitura é deveras louvável. Rogo para que meu(s) filho(s), tenham o mesmo hábito e força de vontade. E você, por que não adota esse vício?!

06 agosto 2008

Didática do ÓDIO

Se o pequeno Omar possui uma kalashnikov com três pentes. Em cada pente há vinte balas. Ele usa dois terços das balas e mata sessenta infiéis. Quantos infiéis ele mata por bala?!

Trecho de O Livreiro de Cabul, de Asne Seierstad, onde um professor de Matermática ensina aritmética aos alunos usando exemplos práticos da guerra entre o Talibã e Mujahedin afegãos e os israelenses ditos infiéis.

F O T O G R A F I A

Por D.S, deficiente visual. Mais fotos dele aqui.

05 agosto 2008

P O E S I A

Filha de uma Mãe Luíza qualquer,
Com cheiro nobre de Alecrim,
No Potengi, nasceste uma mulher,
Espraiada numa Cidade Jardim.

Mundana com os gringos na Ribeira,
No Beco, enche a cara de poesias e lama,
E sob a leveza de uma brisa costeira,
Oração ébria na candelária de quem ama.

Aventuras descabidas nas dunas do Tirol,
Cidade de esperança no oculto feminino,
Felações permitidas no concreto Mirassol.

Menina de Ponta Negra, crescida no carnaval,
Formidável comborça nas ruelas das Rocas,
Eterna noiva cascudiana, teu belo nome é Natal.

Soneto para Natal - Licurgo Carvalho.

04 agosto 2008

Trinta DIAS

O casamento é constituído
de um eterno conquistar
Começa bem cedinho
Antes mesmo do acordar
Sonhos lindos de carinho
Para o seu amor agradar

A metade da bala
Uma pétala de flor
Uma simples palavra
Eu te amo meu amor

Metade do ar que respiras
Pertence a teu bem
Não pode existir nesta vida
Alguém que você queira tão bem

A cumplicidade
O companheirismo
A amizade
O respeito mutuo

Não se casa sem ser acasalados
Duas metades com interesses irmanados
Dois sonhos com o mesmo ideal
Duas vidas com um caminho triunfal

Conquistas solidárias
Partilhas somatórias
Projetos uníssonos
Soma de todos os sonhos

Entrega constante
Para um eterno receber
Indivisível sentimento dominante
No universo colorido do prazer

Este é o casal, a dualidade coagulada
A singularidade plural
O mesmo trecho da estrada
Que leva ao amor universal

O verso e reverso da moeda
Em um constante dar e receber
O casal, que um ao outro se entrega
Aprendem e ensina-nos todos viver.

(Autor Desconhecido)

02 agosto 2008

Sobre SODA PRETA

A soda preta ou broa de rapadura ou como a gente dizia no tempo em que morava nos Cordões lá em Mossoró, a famijerada, idolatrada, salve-salve ó bolacha preta, é uma iguaria genuinamente nordestina sem autoria definida, feita a base de farinha de trigo, fermento e melado de rapadura. Rapaz, essa bicha misturada com café preto às 15:30h acompanhado de uma novela do Vale a Pena Ver de Novo, homi, é bom demais!! Como disse, o vício foi adquirido ainda criança, na minha tribo lá dos Cordões, entre a baxinha e o Abolição II, em Mossoró. Minha mãe dava uns cruzados-novos a nossa do lar e tascava-lhe a ordem: "Não volte sem a bolacha preta do lanche dos meninos...". E assim era feito. Eu como toda boa mundiça, enfiava as venta nas bicha, bebia um Ki-Suco de groselha com açúcar até formar borra e depois era só esperar a dor de barriga. Essa vinha com gosto e não estava nem ai.

Depois do alfinim, da banana com casca escura quase preta, do suco de laranja "meio amargo" e da creme-crake, a bolacha preta era, impreterivelmente o meu lanche favorito da escola. Tirava a bichona da lancheira, enquanto meus amigos degustavam bolachas wafes ou negresco, e dizia para eles levantando o bolachão: "Tomai e comei...", fazendo alusão ao que o padre fazia na igreja aos domingos, com o que eu acreditava ser uma "broa" branca. Todos davam gargalhadas até a professora, uma católica fervorosa, míope de dar dó, saia comprida, chegar e me repreender dizendo que eu blasfemava contra o Senhor. Espia só, eu tinha 7 anos, era uma criança, não sabia nem o que djabo era blasfemar... Então, se você ainda não comeu a bolacha preta, não demore, será uma experiência única em sua vida, algo só comparado a camarão no alho e óleo e cerveja gelada num dia de sol na praia. A receita é essa, depois você me conta se gostou.

01 agosto 2008

102

O 102 é militar aposentado, mora sozinho, dois filhos, divorciado, completou 70 anos no último dia 10 de julho. A convite do 201, fui a sua reunião de amigos, lá mesmo no apartamento, ao som de Altemar Dutra, regado a cerveja gelada e frango assado feito por ele mesmo no forno. Emocionado, ele relembrou os tempos de farda, se mostrou um militar genuíno defendendo a ditadura, falou do governo, dos homossexuais, do vasco, criou caso com o 201, mentiu e deu boas gargalhadas quando lhe contei as resenhas de meu avô, então com 75 anos, que usa um bigode igualzinho ao dele.

Meu deu dó quando ele recebeu um telefonema do filho mais novo que mora em Brasília. As lágrimas desceram, as minhas e principalmente as dele. Depois que desligou, me deu um abraço e chorou até soluçar. Na ocasião, me fez prometer que se algum dia ele precisasse de alguma coisa (ele é cardíaco), eu não lhe faltaria. Voltamos a cozinha, ele nos serviu o frango orgulhoso com arroz de leite e farofa. Por volta das 18h, nos despedimos com um abraço e ele concluiu o encontro dizendo: " Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha...". É verdade 102, é deveras verdade !!