01 agosto 2008

102

O 102 é militar aposentado, mora sozinho, dois filhos, divorciado, completou 70 anos no último dia 10 de julho. A convite do 201, fui a sua reunião de amigos, lá mesmo no apartamento, ao som de Altemar Dutra, regado a cerveja gelada e frango assado feito por ele mesmo no forno. Emocionado, ele relembrou os tempos de farda, se mostrou um militar genuíno defendendo a ditadura, falou do governo, dos homossexuais, do vasco, criou caso com o 201, mentiu e deu boas gargalhadas quando lhe contei as resenhas de meu avô, então com 75 anos, que usa um bigode igualzinho ao dele.

Meu deu dó quando ele recebeu um telefonema do filho mais novo que mora em Brasília. As lágrimas desceram, as minhas e principalmente as dele. Depois que desligou, me deu um abraço e chorou até soluçar. Na ocasião, me fez prometer que se algum dia ele precisasse de alguma coisa (ele é cardíaco), eu não lhe faltaria. Voltamos a cozinha, ele nos serviu o frango orgulhoso com arroz de leite e farofa. Por volta das 18h, nos despedimos com um abraço e ele concluiu o encontro dizendo: " Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha...". É verdade 102, é deveras verdade !!

2 comentários:

Brito Filho disse...

Gostaria MUITO de conversar com ele enaltecendo a ditadura!

Alexandre Disraelly disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkk, seria um diálogo interessante!!!