23 agosto 2008

Esporte X RETORNO

Alguém já se perguntou por que o Brasil tendo delegações de atletas tão numerosas, ganha tão poucas medalhas em Olimpíadas?! Não?! Pois eu tenho uma suspeita, que vai parecer óbvia pra não dizer ingênua. Vejamos o exemplo de Cuba, que há alguns anos era uma potência olímpica e hoje, encontra-se atrás do Brasil no quadro de medalhas. Isso pode até parecer mera coincidência, mais tudo aconteceu depois que a grana soviética sumiu. Ou seja, tudo se resume em investimento. Meus amigos administradores me corrijam se eu estiver errado, mais empresa nenhuma vinga sem capital.

No esporte é a mesma coisa. Nossos melhores atletas, treinam no exterior, porque lá se investe em esporte. Quer um exemplo?! César Cielo, medalhista de ouro na natação, treina nos EUA. Gustavo Borges, treinava nos EUA. A atleta Maurren Maggi, primeira medalha de ouro do atletismo feminino brasileiro em Olimpíadas, também faz sua preparação fora. Quem mais ganha medalhas nos jogos?! Resposta: EUA. Aqui no Brasil, o investimento no esporte é ínfimo e o resultado é o que a gente vê quadro de medalahs dos Jogos Olímpicos.

Fomos quase ouro no futebol feminino, quase ouro no vôley de praia masculino e quem eram os adversários?! EUA. Pode parecer repetitivo mais insisto na tese de que sem investimento e um trabalho sério por parte do Ministério dos Esportes, nada vai mudar nos próximos anos e nosso prognóstivo não vai passar do "quase". O Pan do Rio no ano passado, é uma prova de que com trabalho sério e grana, o esporte pode dar certo no nosso país. No mais, é rogar para que nossos governantes achem o mesmo. E ponto.

Nenhum comentário: