28 janeiro 2011

Tempos MODERNOS



Em meados de 1996, eu tinha então 16 anos, era um rapaz inquieto, meio NERD, meio débil mental que só queria saber de jogos eletrônicos, revista Hermes e informática. Nessa época, ganhei de meu avô meu primeiro PC-AT 386, com monitor VGA colorido (uma raridade para época), memória RAM de 16Mb, drive de 1.44 e HD (todos chamavam de winchester) de...bem...é...não lembro mais. Desse dia em diante, nunca mais desgrudei de um computador. As máquinas evoluíram, diminuíram de tamanho, trocamos disquetes por pen drives, mas o vício, ah esse continuou o mesmo!!

Dentro desse mesmo tema, estava outro dia divagando com um colega de trabalho a cerca das mudanças nas relações humanas depois da internet, e especialmente depois da aparição das redes sociais.  Ele, um romântico a moda antiga. Eu, um sujeito aberto a mudanças, admirador do pioneirismo dos milionários do Vale do Silício.  Quem de vocês nunca foi ao correio postar uma carta? Quem nunca correu ao ouvir o grito de "ó o correio!!" do lado de fora de casa?, ele flertou.  Os tempos são outros meu amigo. O mundo gira e tende a girar cada vez mais rápido!!

As pessoas estão cada  vez mais ocupadas, o tempo cada vez mais curto e as relações, admito, cada vez mais artificiais. As redes sociais são um exemplo clássico disso. Outro dia encontrei Wilma, a musa da minha adolescência. Um verdadeiro milagre do mundo moderno eu diria. Quem de vocês já não encontrou amigos perdidos e até parentes através de uma rede social? Não é a toa que a empresa de Mark Zuckerberg vale bilhões de dólares. No mundo de hoje, fazer com que pessoas se relacionem pode parecer uma idéia simples, mas vale muita grana!!  Melhor dizendo, milhões!!

Twitter, Orkut, MSN, Facebook e outros muitos que existem por ai, só são o começo!! Existe o outro lado da modernidade (pedofilia, prostituição, crimes contra o consumidor...) mas ninguém ficará livre dessa realidade que nos cerca.  Há 10 anos ninguém se imaginava comprando uma pizza pela internet. Hoje, isso não só é possível como é prático e barato!! Aqueles conservadores incorrigíveis que me desculpem, mas máquina de datilografar já era!! Foi-se o tempo que fumar era chique e enviar cartas romântico!! Alguém disse "Estamos fadados a modernidade!!". Eu digo que decididamente "Não há como fugir dela!!".

Nenhum comentário: