09 abril 2006

Nesses ÚLTIMOS tempos . . .

O Torcicolo é um distúrbio do pescoço caracterizado pelo enrijecimento dos músculos da região, fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem muito dolorosos e limitados.

Tipos de torcicolo: Repentino: decorrente de uma contratura muscular, que pode ser resultado de: má postura do pescoço, movimento brusco, tensão, exposição ao frio, má posição ao dormir. Congênito: existem bebês que nascem com o problema, geralmente causado pela contratura do músculo esternocleidomastóideo (liga o osso esterno e a clavícula) durante o parto. Caso não ocorra um tratamento adequado (fisioterapia), a criança pode crescer com a cabeça desviada para a direção da lesão e o queixo para o lado oposto. Espasmódico: espasmos neurológicos irreversíveis, de causa desconhecida, desviam frequentemente a cabeça para um lado.

Tratamento: Repentino: fisioterapia para relaxar os músculos da região, massagens relaxantes, aplicação de compressas quentes na região, analgésicos e relaxantes musculares (se indicados por médico especialista). Congênito: tratamento à base de fisioterapia. Espasmódico: tratamento à base de botox e fisioterapia.

Nenhum comentário: