26 dezembro 2010

Homem SEM GELADEIRA (#001)

A primeira geladeira (ou refrigerador) de que se tem notícia foi inventada por volta de 1854 na Áustria, por James Herisson. A pedido de uma fábrica de cervejas alemã, Herisson desenvolveu uma grande caixa hermeticamente fechada capaz de manter a temperatura baixa usando apensa um compressor a vapor. Depois dele, os americanos também aprimoraram o invento e o desenvolveram em escala comercial.

Até então, todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais. A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator), nome que posteriormente foi substituído por Kelvinator, o qual até hoje é usado como sinônimo da invenção nos EUA.

Antes disso, carnes eram salgadas para não putrefarem, enquanto a maioria dos outros alimentos eram consumidos frescos. Geladeira é um eletrodoméstico de suma importância dentro de um domicílio. Além da cerveja, ela mantém água e iogurte em temperatura ideiais para o consumo. Sem geladeira em casa é uma bosta porque você fica bebendo água quente e tendo que pedir gelo ao vizinho toda hora. Você que TEM duas ou mais geladeiras em casa, pense em quem não tem nenhuma. Doe uma geladeira. Se quiser ajudar, me pergunte como...
   
 ***

Nenhum comentário: