09 dezembro 2010

Fábulas FABULOSAS (#002)

                  RUI E O LADRÃO

Reza a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.
Foi averiguar e constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.
Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus patos, disse-lhe:
 - Oh, bucéfalo anácrono!!! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos meus bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina-se o nada. Entendestes? 
Eis que o ladrão mais confuso que pitomba em boca de banguelo, arregala os olhos, leva a mão na cabeça e diz:  - Dotô, rezumino...eu levo ou dêxo os pato???

MORAL DA HISTÓRIA: SER COMPREENDIDO É UMA TAREFA QUE QUASE SEMPRE NUNCA DEPENDE DE NÓS MESMOS. ÀS VEZES O MELHOR É SER SIMPLES E DIRETO.

*** Contribuição do amigo e leitor Ângelo Baeta.

Nenhum comentário: