10 novembro 2010

Sobre XENOFOBIA, sulistas e BLÁ-BLÁ-BLÁ

Passadas as eleições e a vitória de Dilma para presidente, o que se viu na internet esses dias,  foi um enxame de declarações preconceituosas dirijidas a nós, nordestinos ou nortistas como eles (os sulistas) preferem nos designar. O fato é que uma minoria (eu acho) se diz indignada pelo fato de Dilma ter sido eleita e que o Nordeste teve grande participação nisso. Esqueçamos as propostas do candidatos, as promessas, a militância e vamos raciocinar no âmbito histórico e social da coisa.

Não é de hoje que essa divisão entre sulistas e nortistas existe. Basta lembrar o que disse certa vez Lulu Santos: "O Nordeste é o atraso do Brasil!!". Massa, ele dá o cú e nem por isso a gente fica emitindo opinião a respeito de quem é adepto da prática. O fato é que a idéia é sempre a de que Nordestino é filho da puta, tem a cabeça chata, é paraíba e só serve de burro de carga. Eles esquecem porém, que foi graças aos nordestinos que com trabalho duro, sangue, suor e lágrimas, ergueram cidades como São Paulo, BH e Brasília e as transformaram nas metrópoles que aí estão.

Se somos culpados por eleger Dilma, o que dizer deles que elegeram Tiririca?!  Um genuíno nordestino cabeça chata? Não quero aqui generalizar e dizer que todo sulista-paulista é xenófobo e/ou preconceituoso, apenas acho leviana as coisas que vemos/ouvimos/lemos por ai a cerca de nosso já tão sofrido povo nordestino. Se somos atrasados é graças as administrações corruptas dos gestores "sulistas" cuja ganância e a sede de poder, subjulgaram a grande massa nordestina e nos condenaram ao atraso eterno.

O velho Lula (Luis Gonzaga) deve estar se estribuxando além túmulo tamanha a  impáfia e ingratidão sulista. Logo ele que traduzia tão sabiamente, a miscigenação brasileira através de seus xotes e do baião, dançado e cantado até hoje muitas vezes até pelos sulistas. Sim, é lamentável tudo isso. É lamentável dividir ao invés de somar. É lamentável perdermos tempo discutindo coisas sem sentido. Se somos nordestinos e/ou sulistas, não importa. O que importa é que somos principalmente brasileiros.  E ponto.

Um comentário:

Não disse...

Sabe por que Tiririca não se candidatou aqui no Nordeste?

- Por que aqui não tem abestado...

ha ha.