22 junho 2010

Sobre BURRICE e INTELIGÊNCIA

Segundo a enciclopédia virtual Wikipédia, INTELIGÊNCIA pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender as linguagens e aprender com situações do cotidiano. A INTELIGÊNCIA pode ainda ser vista sob uma ótica muito maior e abrangente. Daniel Goleman por exemplo, defende a idéia de que a INTELIGÊNCIA se manifesta sob vários prismas, ou seja, existe um gênio para cada área de atuação. Assim como Pelé é um gênio da bola e na arte de falar merda, Zé Encanador é um gênio na alcunha de remendar canos em reboco de paredes.

Indo na contramão desse conceito, a BURRICE recebe uma definição bem mais jocosa e menos atraente. Para nove em cada dez psicólogos, o camarada BURRO é o sujeito inculto, ignorante, estúpido, incapaz de realizar tarefas simples e principalmente irremediavelmente acomodado com a situação. Imagine aquele cara que gosta de ser chamado de BURRO e ainda faz piada com a própria condição. Hoje porém já se sabe que ninguém é completamente BURRO ou totalmente INTELIGENTE. Todos nós, individualmente, temos dons e é apartir deles que construímos nosso status de BURROS e/ou INTELIGENTES.

Se você acha que estou dizendo algum absurdo, basta voltar ao seu passado escolar e tentar lembrar das situações em que você foi chamado de BURRO e/ou INTELIGENTE. Com certeza você lembrará que os dois casos já aconteceram com você. Repito, exceto em raríssimas exceções, a maioria dos indivíduos são dotados de qualidades particulares. Cabe a cada um descobrir que qualidades são essas. Não é uma tarefa simples, porém perfeitamente possível. E se um dia você descobrir que como Veterinário você daria um bom Caixa de Banco, ótimo, eis uma boa oportunidade de receber um elogio do seu chefe.

Um comentário:

Não disse...

Rapaz, atrás de você eu sou um burro...