24 junho 2010

Lendas do ACARI MARAVILHOSO (#008)

Assim como Madrid tem o Real Madrid e Milão tem a Internazionale, o Acari Maravilhoso não podia ficar atrás das grandes metrópoles e seus grande clubes. Criado por Mundoca de seu Luiz Freire e Neguinho de seu Albino, no dia 1° de janeiro de 1973, surgiu o Vasco de Acari. A equipe foi um divisor de águas no futebol do Seridó com grandes conquistas, derrotas e jogos memoráveis contra o Grêmio de Carnaúba dos Dantas e o Flamengo de Parelhas.

Entre as várias conquistas da Vedete do Seridó, está o vice-campeonato do Matutão de 1980, disputado na capital. Em toda a sua existência, o Vasco de Acari teve no ano de 1979 o seu melhor desempenho. Com mentira e tudo, foram 50 partidas com 36 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Foram assinalados 181 gols, sofrendo apenas 51. Seguidas vezes craques alemães e ingleses suplicaram por uma vaga na equipe acariense, mas Zé Mariano (artilheiro) não deu chance para os gringos.

Atualmente o Vasco de Acari é dirigido pelo presidente Márcio, vulgo Rato e encontra-se praticamente inativo. Vez ou outra, alguns amigos ainda revivem as glórias do Vascão de Acari, que muito simbolizou a era do Estádio Pedro Celestino (do outro lado do rio), através das infinitas resenhas regadas a cerveja gelada e rega-bofe no Bar do Beto, nas proximidades da Catedral de Nossa Senhora da Guia. No mais, salve salve Vasco de Acari, eterno baluarte do futebol mundial!

Nenhum comentário: