04 junho 2010

Dia mundial DO MEIO AMBIENTE

Amanhã será comemorado o Dia Mundial do Ambiente. Ele foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas en 1972, em Estocolmo, Suécia. A data é antiga, mas a cada ano que passa, o 5 de junho e todos os outros 364 dias do ano, se tornam cada vez mais importantes quando se pensa nas atitudes que devem ser tomadas em prol do meio ambiente. Só através do esforço conjunto se muda uma realidade tão pouco favorável.

Especialistas concordam que o ritmo de vida da Terra caminha para o aquecimento global, que vai sendo precipitado pelas queimadas, pela derrubada de áreas verdes, pelo acúmulo de lixo e outras agressões à natureza. Eles concordam também, que minimizar o impacto devastador desses males começa com pequenas mudanças de hábito, sendo o dia ou não do Meio Ambiente.

As dicas são conhecidas, eficientes, mas não parecem assimiladas pela maioria. Diminuir a quantidade de lixo que as cidades produzem todos os dias tem início com a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais que ainda podem ter serventia. Outras ações, como poupar água, substituir o uso de sacolas plásticas ou verificar o nível de emissão de poluentes dos veículos, também não exigem mais do que a consciência de que estes acabarão se não forem bem utilizados.

Infelizmente, porém, como algumas ações ambientais podem implicar em mudanças substanciais na econômica dos países e no modo de vida das pessoas, governos e empresas ainda tratam o tema com cautela. Enquanto não existe um consenso em relação a isso, cabe a cada um de nós, rever nossa postura em relação aos nossos cuidados com o meio ambiente através de práticas sustentáveis e consumo consciente dos nossos recursos naturais. Ademais, salve, salve o Meio Ambiente!!!

Nenhum comentário: