01 maio 2010

Sobre METAS e OBJETIVOS

Atualmente trabalho no maior conglomerado financeiro da América Latina (antes que alguém pergunte, não, não é o Nira Drink´s ou o Cabaré de Noca nas Rocas). Nessa empresa, somos frequentemente estimulados a fazer cursos de aprimoramento visando a melhoria de nosso desempenho dentro da equipe e da própria empresa. Hoje, durante a leitura de uma apostila de um desses cursos, uma palavra me chamou atenção: M-E-T-A-S. Não que eu não soubesse o significado, mais a forma como ela estava inserida no texto me levou a uma reflexão perturbadora sobre o vocábulo.

Mais afinal, que djabo são METAS? Resumidamente, Metas são objetivos precisos e mensuráveis com exato espaço de tempo. Outro conceito diferencia metas de objetivos. Metas são diretrizes, caminhos, paradigmas para se atingir um fim. Objetivos são os resultados obtidos após a realização das metas. Alguém ai, também ficou confuso? Pois é, saindo do âmbito técnico, conclui que para tudo na vida existe uma Meta. "Chego na hora do almoço da casa da sogra e ela me convida para almoçar, logo, eu economizo o almoço", penso sem titubiar. Eis aqui um exemplo de Meta e Objetivo.

Imagine-se em uma festa de forró cheia de cocotas frenéticas. Você está doido pra dar uns pegas numa boyzinha. Qual é a sua meta? Chegar junto e tentar conquistá-la. Qual é o objetivo? Levá-la para o motel no final da festa. Seja na sacanagem ou na coisa séria, as metas estão em toda parte. É como se o tempo todo, nós fossemos condicionados a cumprir metas. Resumo da ópera, se você não tem metas e objetivos na sua vida, pode chamar o serviço funerário pois você corre um sério risco de já está morto. E se não for eu cegue!! Quem duvidar do que eu estou falando, tire as calças e pise em cima. Arriégua. ;-)

Nenhum comentário: