15 janeiro 2010

Sobre DEUS e sua CULPA ILEGÍTIMA

Quantas vezes você já não ouviu: Se Deus quiser... ?! Desde que o mundo é mundo, as grandes massas acostumaram-se a condicionar tudo à vontade de Deus. Da queda de uma simples folha a bufa de ressaca de um bebum, tudo é culpa do Todo Poderoso. Essa mania eu desconfio, tenha vindo dos antigos politeístas cujos deuses manipulavam dos trovões ao cio das jumentas.

Sicrano ganha na loteria e um babão diz: Graças à Deus!! Porra nenhuma, graças a matemática e a Lei das Probabilidades. Deus não favorece A ou B, ainda mais se tratando de jogos de azar. Afinal, alguém tem que ganhar o prêmio. Daqui a pouco vão culpar Deus pelo sinismo do Arruda, pela música de Latino ou o fato de João dos Anzóis não ter sido escolhido para o BBB 10.

Imagino que o criador não deve estar nem um pouco satisfeito com tanta carga. Eu vos dei o Livre Arbítrio, se virem!! - Diria eu se fosse a divindade. Não nego que existam as "graças" ou "concessões" divinas, mas creio em um Deus impacial e ao mesmo tempo justo, sem palmatória ou rédeas curtas. Somos produto de nossas ações, erramos e acertamos e isso produz um resultado. É como o Efeito Borboleta.

Atribuir a Deus todas as ocorrências sejam elas boas ou ruins, é uma forma de se eximir de suas responsabilidades, uma covardia barata. Deus sempre quer o melhor para todos. A cada um ele deu um dom. Cabe a nós sabermos usá-los de forma adequada. Tire das costas dele o que não lhe cabe como Criador e ele lhe será eternamente grato. Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: