07 janeiro 2010

Do latim: Servitore PUBLICUS

Passava das dez da manhã, quando entre uma consulta e outra, meu celular tocou. Alô, Alexandre Disraelly?! Meu nome é Fulano dos Anzóis, sou gerente do Banco do Cazaquistão, agência 0X5-2, e tenho a satisfação de informá-lo sobre sua convocação... Por milésimos de segundos, meus lábios tremeram, a boca ficou seca e um filme de dois anos antes começou a passar na minha cabeça.

Era doze de setembro de 2007, data da minha aprovação para carreira administrativa no Banco do Cazaquistão. Na época, a CESPE-UNP havia sido escolhida para elaborar a prova do certame que teve nada mais que 12 mil inscritos na minha região. Fiquei entre os 104 primeiros colocados após de ter feito uma prova com 150 questões objetivas (CG e CE*), sendo que para cada errada, uma certa era eliminada.

É, não havia sido fácil mesmo. Alguns me criticaram dizendo que não valeria a pena. Mas o meu sexto sentido de autônomo vagante dizia o contrário. Vá em frente, torne-se funcionário público. Da data da homologação (09/09/2007) até a minha convocação (05/01/2010), se passaram 27 meses ou 815 dias de angústia, ansiedade e esperança. E tudo teve um belíssimo fim com aquela ligação.

Sou eu sim, Alexandre, quando devo me apresentar?!, perguntei gaguejando ao gerente. O mais rápido possível!!, ele respondeu com voz de general recrutanto o soldado para guerra. Na madrugada do dia seguinte viajei à Acari, região serrana do RN, famosa por ser intitulada uma das cidades mais limpas do Brasil. Cheguei às 7:15h, o banco tinha acabado de abrir. Meia dúzia de clientes se aglomeravam na porta.

O gerente como de costume, chegou por volta das oito e meia, me recebendo logo em seguida. Jovem, o meu futuro chefe falou sobre a empresa, sua breve carreira, as nuances da função e o mais importante: da confiança dele nos novos funcionários. Ao todo, a pequena agência tem oito funcionários (nove comigo), abre às 8:00h e fecha às 12:00h. Todos me receberam com educação e sinal de boas vindas.

Na parede da sala do gerente, uma frase me chamou atenção: "Se você não sabe para onde está indo, não saberá onde quer chegar - Autor Desconhecido". Li aquela frase com os olhos marejados pois SIM, eu sabia onde eu queria CHEGAR. Escutei atentamente todas as orientações do meu superior e deixei o prédio com um sorriso de ponta a ponta. Respirei fundo e deixei uma lágrima cair.

Algumas palavras ditas pelo jovem Fulano dos Anzóis soavam feito música no meu cérebro calejado: Salário fixo, décimo terceiro, carteira assinada, plano de saúde, participação nos lucros, férias remuneradas!! Obrigado Getúlio Vargas!! Obrigado Banco do Cazaquistão!! Dormi veterinário e acordei bancário. Aqui jaz um autônomo e nasce um funcionário público... Que Deus me ajude no desafio.

* Conhecimentos Gerais e Específicos

13 comentários:

Não disse...

A aposentadoria de veterinário saiu mais cedo, parabéns.

Mas e o blog, vai abandonar também?

Alexandre Disraelly disse...

De jeito nenhum. Isso aqui é meu cigarro amigo.

Ulla Saraiva Dantas disse...

Parabéns colega! Obrigada Getúlio, e setembro tem greve! kkkkkkkkkk

Bony Daijiro Inoue disse...

Eu te disse, fica tranquilo que vão te chamar....
No mais, não esquece: em setembro tem greve!
;)

Janaina disse...

Alexandre, fiquei muito feliz por você e por Bela, você merece, viu? Gosto muito de vocês. Depois quero que me conte como foi lá, bem direitinho, com detalhes, kkkk. Simmmm, gostou da cidade?

Alexandre Disraelly disse...

Massa demais!! Vou te visitar esses dias e conto tudo!! Bjo.

Anônimo disse...

Prezado Alexandre,
parabéns pela convocação... tenho um irmão que trabalha no BB.
Você não me conhece - sou de Macau - e nunca criei cachorro (se bem que Macau tem muitos, pricipalmente na política- raça ruim - e para esses não tem tratamento que dê jeito).
Mas eu gosto desse blog que só a porra. Leio todo dia. Continue, companheiro.
Um abraço do galado de Macau,
Benito

Janaina disse...

Não sei por que cargas d'água tem gente que insiste em comparar gente ruim à cachorros... Só nossa espécie age de maneira a prejudicar os outros em benefício próprio. Da próxima vez, compare gente com gente mesmo. E desculpe a redundância.

Alexandre Disraelly disse...

Assino embaixo Jana. A prpósito, alguém leu o post Carta aos humanos lá embaixo?!

Unknown disse...

Parabéns Dr. Alexandre. Você fez por merecer. Te desejo todo o sucesso do mundo nessa nova carreira.

Judson Gurgel disse...

Valeu Dr.!!
Parabéns!!!
Bora tomar uma quando p/ comemorar?

Alexandre Disraelly disse...

Rapa, assim que eu voltar do treinamento, marco a birita. Pode esperar...

Angelo Baeta disse...

Ô birita demorada!!!