11 janeiro 2010

Indivíduo DENTRO da NORMALIDADE

Hoje tive a comprovação clínica: Sou NORMAL. Na primeira fase de admissão para carreira bancária, fui submetido à alguns exames, entre eles é claro, a avaliação clínica de um Psiquiatra. Sim porque depois de ter preenchido 9 declarações de próprio punho na mesa do gerente atestando que "eu era uma pessoa de bem", ainda tive que provar a um especialista minha incapacidade de surtar na agência e matar meia dúzia de clientes flamenguistas sem motivo aparente. Claro que se isso acontecesse, eram menos loucos e débeis mentais no mundo, mas...

Confesso que sempre tive uma curiosidade de ir a um psiquiatra. Ao contrário do que a maioria pensa, o psiquiatra não é aquele sujeito de bigode, óculos fundo de garrafa e cabeleira desarrumada que a gente vê nos filmes. O meu psiquiatra era jovem, falava pausadamente e fechava os olhos antes de concluir o raciocínio. Ele lembrou um amigo médium que vez por outra incorpora alguns catedráticos desencarnados... Uma figura equilibrada e aparentemente tranquila. Um misto de Analista e Guru, padre e oficial de justiça.

Logo no início a pérola: "Quem é você?!". Pensei em responder Sassa Mutema ou Tarado do Fusca, mas achei que bancar o engraçadinho ali não seria positivo no diagnóstico clínico. Respondi meia dúzia de baboseiras românticas e ele, claro, fingiu que acreditou. Falei sobre o pânico que tenho de torcedores do América e o quanto detesto cerveja quente. Depois disso, ele escreveu meia dúzia de num-sei-que-lá e me liberou. No final do parecer a frase: "Indivíduo dentro da normalidade" me fez respirar aliviado... Ufa, foi por pouco!!

2 comentários:

Não disse...

Tenho lá minhas dúvidas...

Não disse...

Para essa pergunta "quem é você...?" não dá vontade de responder nada que preste realmente.

Eu responderia, "boa pergunta..." e o emprego com certeza eu não teria mais...