27 março 2009

Viva e ADAPTE-SE

Já dizia o guru e mestre nas artes marcias Bruce Lee: "Seja como a água, adapte-se." Não tenho feito outra coisa na vida senão adaptar-me. Ao longo dos meus quase trinta e um anos, tive pelo menos vinte e cinco domicílios, morei em duas cidades ao mesmo tempo, fui por vinte anos católico, por dez minutos evangélico, estou há um ano espírita e finalmente me adaptei a idéia de que para Deus tanto faz o templo que você está, o que importa é se você realmente acredita nele. Tive quatro ou cinco namoradas fixas, dezenas de ficantes, três chifres oficiais e depois de algumas alegrias e desilusões, me adaptei a realidade de que só dava conta de uma única mulher e isso pra mim já era o bastante.

Queria ser astronauta, depois médico, prestei vestibular para odontologia e me formei em veterinária. Logo me adaptei ao ofício de cuidar de animais, mudei de trabalho umas quatro vezes, salvei uma porrada de bichos, outros tantos não tive como evitar a morte e só assim me adpatei a verdade de que eu não podia ser Deus. Joguei futebol, voley, basquete e xadrez e finalmente me adaptei ao fato de que eu nunca seria um atleta. Tive cavaquinho, atabaque, violão, mais logo não demorei a adaptar-me ao meu pouco talento para música. Criei periquito, peixe ornamental, jabuti, galo de campina, cancão, porém o único sobrevivente foi Leão, um vira-latas alejado que corria atrás dos carros. Ele se adaptou as 3 pernas e eu a feiura dele.

Vivo reclamando que eu poderia ser mais bonito, mais rico e mais inteligente, mais segundo a minha esposa, eu sou mais do que suficiente para ela. Diante de tanto romantismo, só me restou adaptar-me a minha feiura, pobreza e burrice. Adoro o que faço, detesto o que ganho, mais não demorei a adaptar-me a não gastar mais do que ganhava. Odeio política, talvez se encontrasse Lula na rua lhe desse uma bela dedada, mais de uns tempos para cá tenho me adaptado ao fato de que no Brasil, ser errado é que é o certo. Diante de tudo que vi e vivi ao longo da minha breve vida, cheguei a conclusão de que adaptar-se não é tão difícil e como profetizou Darwin há mais de um século, no mundo só sobreviverão aqueles que se adaptarem. E você, tem se adaptado?!.

4 comentários:

Bony Daijiro Inoue disse...

Adaptar-se á vida é um dos grandes desafios da própria vida.
Parabéns, continue se adaptando. Isso garante, se não a felicidade, a sobrevivência!

Susana Dantas disse...

Se adaptar é melhor do que tentar mudar a direção do vento. Menos trabalhoso , mas , na maioria das vezes doloroso. Na verdade acho que ns adaptamos a frustrações .

Alexandre Disraelly disse...

"Nos adaptamos as frustrações..." Visão derrotista amiga.

hallrison disse...

Post brilhante, amigo. :) Realmente gosto do jeito como você escreve.