02 março 2008

Cala-TE

Quando eu era criança pequena lá em Mossoró, aprendi com a professora Lourdes Firmino, no Colégio Diocesano, na disciplina O.S.P.B (Estudo Social e Político Brasileiro), a incrível diferença entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Em linhas gerais, segundo minha Tia Lourdes, o Legislativo elabora as leis, o judiciário julga e o Executivo cumpre ou finge cumprir aquilo que ele mesmo propõe ou lhe é proposto.

Pois bem, nos últimos dias, nosso presidente veio a público pedir que "Os Poderes Judiciário e Legislativo, metessem o nariz apenas nas coisas deles...". Não sabe o nosso presidente que em uma democracia, os poderes viagiam uns aos outros, nenhum deles, muito menos o Executivo, anda sozinho. São independentes e harmônicos, porém se vigiam exatamente para impedir a tirania de um sobre o outro. Quer que a gente desenhe presidente?!

Pedir que Lula saiba nuances ou definições sobre o que é regime democrático, seria um pouco demais, mas pelo menos, o bom senso manda ele pensar duas vezes antes de responder ao que ele julga ser ataque da oposição as suas hipotéticas ações eleitoreiras. Agressões gratuítas são um erro quando se tem tantas coisas em jogo, como por exemplo a votação da reforma tributária no congresso. Bom mesmo seria que se inventassem algo similar ao tapa-sexo carnavalesco pra colocar na boca do nosso presidente de vez em quando... Putz!!

Nenhum comentário: