26 junho 2006

Ciclo de VIDA às avessas

Sábado último perdi um amigo. Um jovem de 84 anos, com filhos, netos, bisnetos e uma história de vida daquelas que mereciam virar livro. No enterro nada de discursos, de autoridades importantes, ninguém lhe ofereceu uma música ou recitou um poema, porém nos presentes, observava-se o silêncio respeitoso por um homem cujo legado será o jeito simples de viver e aproveitar a vida, coisa que dificilmente será esquecida pelos que conviveram mais proximamente com ele.

Embora tenha quase 28 anos e tenha vivido essa experiência outras vezes, ainda não me acostumei com a idéia da morte. Prefiro acreditar nas palavras de Charles Chaplin que certa vez afirmou que a coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Segundo ele, o verdadeiro ciclo da vida está de trás pra frente. Deveríamos morrer primeiro e nos livrar logo desse fardo. Daí, viveríamos num asilo até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Trabalharíamos até os 40 anos quando estaríamos maduros o bastante pra poder aproveitar a aposentadoria.

Beberíamos bastante álcool, faríamos festas e entraríamos pra faculdade. Voltaríamos pro colégio, teríamos várias namoradas, viraríamos crianças sem nenhuma responsabilidade. Por fim, nos tornaríamos bebezinhos de colo, voltaríamos para o útero de nossas mães, passaríamos os últimos nove meses de vida flutuando. E quando menos esperássemos, tudo terminaria com um grande e prazeroso orgasmo ! ! !

Seria ou não perfeito ?! Ao meu amigo, desejo um bom lugar no céu e que ele possa continuar feliz como foi até os últimos minutos de sua longa e admirável vida !

Nenhum comentário: