29 junho 2006

Burrice X FUTEBOL

Às vésperas do duelo de quartas-de-final da Copa do Mundo, continuam as reverências da seleção francesa à brasileira. Agora, foi a vez do atacante Thierry Henry ressaltar a identificação do Brasil com o futebol, mas de uma maneira depreciativa. Para Henry, brasileiros jogam bem porque não estudam. Como?! É isso mesmo ! !

O jogador do Arsenal lembrou dos seus tempos de infância para fazer uma irônica comparação: “Os jogadores brasileiros já nascem com uma bola no pé. Na praia, na rua, na escola, em qualquer lugar que eles estejam, estão jogando futebol. Quando eu era pequeno, perguntava para o meu pai se podia ir brincar e ele dizia que antes vinham os estudos. Precisava estudar das 7 às 17h. No Brasil, as crianças jogam das 8 às 18h, sem parar”.

É realmente lamentável ver e ouvir esse tipo de colocação preconceituosa ainda mais vindo de um jogador de com o alcance na mídia como o Thierry Henry. Não sabe ele por exemplo, que Sócrates, craque da seleção de 1982, filho de família humilde, formou-se em medicina mesmo antes de tornar-se jogador de futebol profissional e graças ao esporte, curou-se de uma asma crônica que tinha desde garoto. Infeliz colocação sua Henry, infeliz mesmo ! !

Nenhum comentário: