13 setembro 2011

Falta de VISÃO DE FUTURO

Em um breve porém proveitoso debate, discutíamos eu meu chefe, sobre a falta de visão de futuro de algumas pessoas/lugares. Moro em um cidade de 11 mil habitantes. Temos supermercado, açougue, feira livre, farmácia, enfim, um comércio relativamente estruturado. Somado a isso, a cidade é rodeada de cordilheiras de lado a lado banhadas por um açude com 40 milhões de metros cúbicos de água. O nome disso? Alto potencial turístico. Um sujeito com cacife aqui, montava na grana se quisesse investir em Eco Turismo.
 
Pena que como toda pequena cidade, a política divide os "poderosos" e dois lados: o que querem derrubar o prefeito, e os que seguram pra que ele não caia de vez. O povo fica a mercê de conluios  políticos e  "puxeincói" de vizinhas. Aqui se sabe até quantas mangas Zé da Feira costuma vender por semana. Bom atendimento é coisa rara!!! Conto nos dedos, às vezes que sentei em um bar ou mosqueiro como eles chamam aqui, e o garçon estava pronto a nos atender. O nome disso? Falta de concorrência. Cidade pequena, mente menor ainda.
 
Há quem diga que isso é cultura. Eu chamo de burrice. Ser pequeno não siginifca ser inferior. Assim nos disse Joel Baker: "Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas a visão com ação pode mudar o mundo".  Rogo para que um dia cidades como a que moro hoje, tenha uma administração mais comprometida e um povo mais esclarecido. Enquanto a maioria continuar de braços cruzados, tijolos deixarão de ser carregados e paredes deixarão de ser erguidas. Aí o progresso será apenas uma utopia.

Nenhum comentário: