30 janeiro 2012

Sobre LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

É baseado nesse conceito que hoje escrevo sobre o tema. Durante muito anos, especialmente no Brasil dos anos 60 do século passado, artistas, políticos e civis foram duramente perseguidos por simplismente "opinarem" em determinados assuntos. A Constituição de 1967, já outorgada nos governos militares, não aboliu o princípio da liberdade de pensamento, mas impôs uma delimitação que restringia sua aplicação, condicionando-os aos parâmetros da ordem pública e dos bons costumes. Ao contrário do que muitos imaginam, a liberdade de expressão ainda é um previlégio de poucos.

Vivemos em uma falsa liberdade onde aqueles que ousam afrontar a opinião dos poderosos sofrem assédios e ameaças em seu ambiente de trabalho. O simples opinar pode caracterizar um ofensa e daí em diante a corda sempre tora para o lado mais fraco. Aos trezes anos, em uma das raras conversas que teve comigo, meu pai citou Voltaire dizendo "Posso não concordar com que dizes, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." E olhe que eu só tinha descordado dele por causa de futebol!! E esse foi talvez o maior aprendizado que ele me deixou!

Sempre tive uma personalidade forte. Nunca recuei de uma coisa que disse/fiz (exceto quando cheguei a conclusão de que estava errado) e, aconteça o que acontecer, nunca o farei.  Acredito no diálogo, no debate limpo e livre. Entendo que todo homem tem o direito de se expressar, desde que claro, não ofenda diretamente a moral de alguém ou configure atitude que ponha em risco a vida deste. E ponto. Espero poder passar esse legado para o meu filho que em breve nascerá e encontrará um mundo pior do que quando nasci. Espero que ele me entenda e me respeite. Espero que ele se orgulhe de mim.
 

Nenhum comentário: