19 agosto 2011

Dia MUNDIAL da FOTOGRAFIA

A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, revolucionando as artes visuais. Sua evolução deve-se aos astrônomos e físicos que observavam os eclipses solares por meio de câmeras obscuras. O pintor francês Louis J. Daguerre (1787-1851), realizou experiências que consistiam em expor, na câmera obscura, placas de cobre recobertas com prata polida e sensibilizadas com o vapor de iodo. Sua pesquisa, acabou sendo reconhecida pela Academia de Ciências de Paris, em 19 de agosto de 1839 e batizada como daguerreótipo, um método de gravar imagens por meio de câmera obscura. 

Bem mais tarde, com o surgimento da fotografia digital, qualquer cidadão com uma câmera embutida no celular tem a possibilidade de desempenhar o papel antes reservado aos fotojornalistas. O problema central dessa disputa passa por antigos dilemas da fotografia, que ganharam força com a facilidade de manipulação da imagem. Caso as previsões se concretizem, os fotojornalistas que sobreviverem aos cortes nas redações assumirão um papel diferenciado nos meios de comunicação, executando apenas matérias especiais e convivendo com registros do cotidiano executados por fotógrafos amadores.

Devagações históricas à parte, a fotografia, na minha opinião, independe de tecnologia e/ou métodos. Um bom fotógrafo tem que ter a sensibilidade para capturar imagens. De nada adianta ter uma excelente câmera se você não tem o "olhar fotográfico". Fotos históricas e porque não dizer inesquecíveis, foram tiradas por câmeras simples. Hoje, 19 de agosto é um ótimo dia para sair de casa e fazer uma boa foto. Ouse e clique muito!  Como diria Ernst Hass: "Fotografar é conseguir captar o que existe atrás do quese vê com os olhos, é ver através de uma parede invisível...". Boas fotos e viva a fotografia!!

Nenhum comentário: