30 maio 2006

5 FORMAS de dizer NÃO

Não simples e direto: O objetivo aqui é dizer não sem se desculpar. A outra pessoa é a dona do problema e você não deve permitir que ela o transfira para você. Diga "Não, não, eu prefiro não fazer." O não direto é poderoso e costuma ter bom efeito até com vendedores agressivos.

Não ponderado: Esta técnica implica em afirmar o conteúdo e o sentimento do pedido que lhe foi feito e adicionar sua assertiva recusa no final: "Eu sei que as cartas são urgentes mas eu não posso ir ao correio esta tarde." Este é um jeito firme e decisivo de dizer não e que não permite negociação pois demonstra que você ponderou sobre o pedido e, ainda assim, não poderá atendê-lo. Não motivado: Neste método, você expõe muito brevemente o motivo genuíno da sua recusa: "Eu não posso postar as cartas esta tarde porque combinei de encontrar um amigo." Você pode usar este método se você deseja ser sutil mas tem um motivo verdadeiro para não atender o pedido. Ele também não abre espaço para negociação.

Não negociado: Esta é uma forma de dizer não sem recusar-se definitivamente: "Eu não posso postar as cartas esta tarde mas posso fazê-lo amanhã." Esta forma pode ser o prelúdio de uma negociação mas você só deve utilizá-la se você realmente quiser e puder atender ao pedido mais tarde.

Não extremamente imbécil (minha autoria): Você diz que não e não dá margem a negociação. Pra enfatizar, você pode usar ainda o "Não, não vou, puta-que-pariu ! Eu saio com quem eu quiser ! !

Nenhum comentário: