23 abril 2011

Poesia DO DIA (#011)

A paixão segundo Seu Mateus
(Mateus: personagem-tipo do bumba-meu-boi)
Jessier Quirino

Nas cheias do pensamento
Na franja loura da aurora
Me pego monologando
Desrendando o rendado da memória
Fixe-Maria era uma glória
O cinemascope de nós dois
E me pergunto: – Issé paixão?
E me respondo: – Ônxe e apois!
Eu com vocezinha no colo
Só mimosando o viver
Falando palavra mole
Palavrinha confeitada
Com a alma avarandada
Dobradinha por você
E uma luona bojuda
Fez do teu mar calmaria
Vi tuas ondas tão calmas…
Tão calmas, que calma, rias
E ninguém bumbou meus bois
Mode aqui não barulhar
Eu Mateus em mares teus
Aprendendo a navegar
Ouvindo você dizer:
Tou com saliva doendo
De tanto beijo te dar!”
Beijaréu ininterrupto
Que um fogaréu abrupto
Faz do silêncio um psiu! De cumpade
Eu neste mar imatável
Flutuador afundavel
Pedindo pra ser navio.

Nenhum comentário: