Desculpe. Nós poderíamos ter parado as mudanças climáticas catastróficas … mas nós não fizemos.
É o que diz a frase estampada nas fotos dos líderes mundiais envelhecidos espalhadas pelo aeroporto de Copenhague. Os anúncios foram colocados pela coligação global, tcktcktck.org e Greenpeace como parte de uma campanha para estimular um acordo justo e legalmente vinculativo na COP-15 que começa a menos de cinco dias.
O Brasil apresentou em 13/11 o compromisso voluntário de frear o crescimento das emissões de gás-estufa em 38,9% até 2020. A base de comparação é o que o país emitiria se nada fosse feito. Não há documento público explicando como se chegou a essa previsão.
A Casa Branca anunciou que o presidente Barack Obama vai passar por Copenhague dia 9, próxima quarta-feira, a caminho de Oslo, onde vai receber o Nobel da paz. Ele declarou que vai defender redução de 17% das emissões de gás-estufa até 2020.
A Conferência de Copenhagen (COP-15) acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro na Dinamarca. O encontro prevê acordos multilaterais ambientais e tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário