Ao pé-da-letra, o primeiro modelo
a ser chamado de bicicleta ("duas rodas") surgiu em 1870. Era toda de
metal, tinha os pedais na enorme roda da frente e custava o equivalente a
seis meses de salário de um trabalhador médio. Mas não foi uma
invenção, algo surgido do dia para a noite, e sim o resultado de uma
evolução que começou num brinquedo criado na França 80 anos antes.
Tratava-se de um pequeno cavalo de madeira dotado de uma roda dianteira
fixa, que não podia ser virada para os lados.
Um probleminha resolvido
quando o barão alemão Karl von Drais desenvolveu a "máquina de andar" em
1817. A roda virava, só que os pedais ainda não tinham sido concebidos:
era preciso andar com os pés no chão para impulsionar o veículo, no
melhor estilo Fred Flinstone.
Foi o ferreiro escocês Kirkpatrick
Macmillan, em 1839, quem primeiro apareceu com os pedais grudados na
enorme roda da frente - acreditava-se que quanto maior ela fosse, mais
rápida a engenhoca andaria. A tendência das rodas de tamanho igual,
assim como o sistema de corrente e catraca, surgiu num projeto inglês na
década de 1880. A bicicleta hoje é um meio de transporte barato, não poluente e ainda trás uma série de benefícios a saúde. Você que tá cansado de ser explorado pelos "donos de postos de gasolina", deixe seu carro na garagem e diga SIM a bicicleta!!
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