30 maio 2010

Aprendizado da SEMANA

Quando Deus lhe tira algo, ele não está lhe punindo, mas apenas abrindo as suas mãos para que você receba algo melhor.

Chico Xavier, médium brasileiro.

28 maio 2010

Quanto vale um BOM ATENDIMENTO?

Seja em uma grande empresa, na quitanda da esquina, na banca de revista ou qualquer outro estabelecimento comercial, é inegável que o atendimento faz toda diferença. Para o bem ou para o mal, o atendimento é a chave mestra dentro de uma negociação. Trabalho em uma empresa que lida com todos os tipos de público. Do pequeno agricultor até o mais rico industrial, todos sem excessão, gostam de ser BEM atendidos. Não precisa ser um PHD em Marketing para se saber o ÓBVIO. Se você sorri, o cliente sorri junto.

Para tudo que fazemos, existe um valor agregado ao serviço e ao atendimento. Se vamos a um restaurante por exemplo, além da boa comida, esperamos boa higiene do lugar, organização e sobretudo bom atendimento do garçon. É assim no supermercado, na loja de veículos e etc. O bom atendimento faz toda diferença!! Hoje atendi uma senhora e ela me fez o seguinte elogio: "Se em todo lugar que a gente chegasse, recebesse um bom dia e um sorriso igual ao seu, o dia seria bem mais e fácil e suportável!!", disse a senhora feliz e satisfeita após esperar horas na fila. Grato Dona Beltrana, volte sempre!!

Aquele elogio me fez refletir sobre o tema e claro, corroborou minha tese de que tudo começa no atendimento. De uma maneira geral, a grande maioria das empresas são péssimas nesse aspecto. Não basta ser a MAIOR, tem que ser a MELHOR, tem que ter qualidade em atendimento. O cliente satisfeito, ele volta uma, duas, trocentas vezes. Às vezes, o camarada nem ia comprar, mas como foi bem atendido, ele retribui comprando. Repito, estou falando o óbvio. Não tenho a pretenção de ensinar o Pai Nosso a vigário, mas insisto galera, sem BOM atendimento, a casa cai. E ponto. Bom fim de semana a todos!!

27 maio 2010

Verdadeiro FINAL DE LOST

Se você NÃO entendeu, acalme-se, a idéia era essa!!

Entre ASPAS (#034)

A PF deveria interditar esse Banco, aqui só trabalha bandido.

Chifrudo Silva, cliente do Banco do Cazaquistão em desabafo na fila do caixa hoje. P.S.: Venha pagar seu CDC atrasado que é melhor FDP.

26 maio 2010

Nome PALAVRÃO

Cliente estrangeira vai ao Banco do Cazaquistão sacar uma ORPAG (Ordem de pagamento). Solicitada a mostrar sua identidade, o caixa não acredita no que lê: Geralda Buceta Delgada*. Sim, isso mesmo, na Espanha, Buceta é um sobrenome comum tal como Frescura é equivalente a Silva na Itália. Seu pai, Francisco Buceta Filho, é espanhol e sua mãe Genilvada Dias Buceta é nordestina e brasileira nata.

Nada contra o nome Buceta (muito pelo contrário) e tals, mas fico imaginando um filho homem desse casal correndo pelos campos espanhóis e o pai gritando "Bucetinha meu filho, cuidado pra não cair!!". Para quem se chama Disraelly, eu sei, não sou a pessoa mais indicada para fazer esse tipo de "observação", mas cá entre nós, ô mundo cheio de marmota meu Deus. Encerremos o assunto pois!


* Nome "quase" fictício para pessoa real.

Bizarrice da SEMANA (#014)

A revista Veja, provando ser uma mídia séria e imparcial, divulgou em sua última edição o ranking dos políticos mais promissores e bonitões do Brasil. Entre eles, está nada menos que nosso querido Deputado Fábio Comedor de Puta Rica Faria (PTB-RN). A seguir, a opinião de alguns de nossos leitores a cerca desse importante tema:

Achei deveras interessante a opinião desse leitor mirim, A.C.M, 6 meses, morador aqui do Acari Maravilhoso. Através de sua expressão de puro repúdio com certeza ele também acha que existem outras notícias mais pertinentes pra se divulgar em uma revista de circulação nacional. Eternamente grato pela participação jovem.

"Eu num intindji o que a Veja falou!!!", disse o nosso presidente sobre a falta de assunto e a iniciativa bizarra da revista em divulgar tão inútil informação. No mais, só nos cabe lamentar amigo leitor. Lembre-se que mídia boa não é a aquela que só nos mostra figuras, mas a que abre debates e nos ajuda a discordar de tudo. Abraço a todos.

25 maio 2010

LOST: Último CAPÍTULO

Durante seis anos acompanhei LOST. Assim como os milhões de fãs da série eu buscava respostas aos inúmeros enigmas que desde os primeiros capítulos, nos prenderam a mais popular e disseminada série de TV de todos os tempos. Na internet não se fala em outra coisa. Nos EUA, a série teve fim no último domingo (23), enquanto no Brasil, o episódio final será apresentado hoje (25) às 22h no canal pago AXN.

Embora já saiba que o final não foi o esperado e que muitas respostas deixaram de ser dadas, acredito que LOST é sem dúvida um divisor de águas em matéria de série de TV. Não falo isso por ser um mero fã, mas pela dimensão e a mudança de comportamente que ela provocou não só nos EUA, como no mundo inteiro. Hoje espero ansiosamente o último capítulo com uma certeza, LOST já é inesquecível. Que venha o longa!!

Entre ASPAS (#033)

O Brasil tem a melhor zaga do mundo.

Thiago Silva, jogador do Milan e zagueiro da seleção Brasileira.

23 maio 2010

Poesia POTIGUAR

Sem Saída

A poesia como metáfora da vida
me desperta os sentidos
não o corpo inadiável
nem o ato vasto em si
não o sexo em fábula
floresta inventada
mas o lírico sedento babado
talvez símbolo
mar música sêmen.

Acolho modesto
a pétala o gozo e o lodo universo em mim
solidão marinha
aceito aprovo
me presto torpe absurdo
sem regresso
ardido e confiante
na irremediável arte do verso.

Antônio Nahud Júnior, Natal RN

21 maio 2010

Aviso aos NAVEGANTES (#005)

Hoje é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em todo o Brasil. Apesar de no Rio Grande do Norte os números apontarem, até a manhã de ontem, uma cobertura apenas próxima dos 60%, as secretarias Estadual (Sesap) e Municipal de Saúde (SMS-Natal) recomendam que a população pertencente aos grupos de risco da doença, convocados a se vacinarem, não percam o prazo.

Já é sabido que a campanha não deverá ser prorrogada. Essa informação ainda não é certa, a decisão que cabe ao Ministério da Saúde. Idosos e gestantes que ainda não se vacinaram, podem procurar um dos postos para receber a vacina. Por fazerem parte do grupo de risco, eles tem prioridade. Eu já me vacinei, e você bichinha de merda, vai ficar ai com medo de uma picadurazinha de nada?! Então corra!!

Aprendizado da SEMANA

20 maio 2010

Aprendendo a DIZER NÃO

Desde que me entendo por gente, tenho uma dificuldade enorme de dizer NÃO as pessoas. Seja no trabalho, entre familiares e amigos e mais recentemente até no convívio com a minha esposa, quando tenho que dizer NÃO, acabo inventando algo, criando uma situação e no final, acreditem, quase sempre tenho que aceitar situações as quais não gostaria ter que vivenciar.

Muitas vezes já fui taxado de "furão" pelos amigos pelo simples fato de sendo incapaz de dizer um NÃO, ter marcado um compromisso com vários deles ao mesmo tempo. É importante não confundir ser solícito, com ausência de decisão e/ou opinião. Se você também sofre desse mal caro leitor, corrija-se enquanto é tempo. Do contrário, você será incluso no seleto grupo dos "furões" de carteirinha.

Tenho aprendido que saber dizer NÃO é um dos fundamentos da negociação. Seja nos negócios ou na vida em família, negociar situações é imprescindível, e o NÃO sempre vai estar presente em quase todas elas. Mais vale um NÃO dado de forma educada que um SIM usado em situações erradas. Sobre o futebol e a cerveja da quarta amigos, a resposta é um sonoro e sincero TALVEZ. ;-)

19 maio 2010

Boas NOTÍCIAS

Após pressão da sociedade, o Senado aprovou hoje, por unanimidade, o projeto Ficha Limpa, que veta candidatura de políticos condenados em 2a. instância em processos contra o patrimônio público. O projeto estabelece o prazo de oito anos de inelegibilidade para o candidato que enfrenta ações na Justiça.

O projeto foi obteve 76 votos favoráveis. Concluída a votação, com o exame da emenda, o projeto será encaminhado à sanção presidencial. A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Não sabe do que se trata? Leia aqui.

Bizarrice da SEMANA (#013)

Sicrano dos Anzóis* convida parentes e amigos para o seu velório e sepultamento hoje a partir das 17h na igreja matriz.

Carro fúnebre, anunciando a morte de mais um cidadão acariense.

18 maio 2010

Garimpando BESTEIRA na NET (#002)

Esse cara é meu parente...só pode!!!

Sobre o que TENHO APRENDIDO


1)Quanto mais o tempo passa, mais velho e preguiçoso eu fico. De quebra, minha barriga ainda cresce e o pinto desaparece;

2)Que sempre depois do domingo, vem a segunda e essa sim, é inevitavelmente insuportável e comprida;

3)Quanto mais eu bebo, maior é a ressaca;

4)Que NADA e PORRA NENHUMA são a mesma coisa;

5)Pimenta e cerveja NÃO é uma mistura agradável, principalmente quando você não optou por fazê-la;

6)Que às vezes não é "o que se diz", e sim, "como se diz";

7)Que hemorróida não é inquilino e sim vizinho chato;

8)Que todos os dias sai um besta e um sabido de casa. Quando os dois sem encontram, só o banco sai ganhando;

9)Que depois que acaba uma novela, começa outra ainda mais chata e fútil que a anterior;

10)Que, acreditem, tem quem goste de ser "operador de pare-e-siga".

16 maio 2010

Seu JOÃO* e o CHEQUE NOMINAL


Seu João* é pensionista do INSS e prestador de serviços a Prefeitura do Acari Maravilhoso. Seu João* tem pouca instrução, é alfabetizado mais sabe pouco sobre movimento bancário. Seu João* trouxe um cheque para liquidar no Banco do Cazaquistão. Com a ordem de pagamento em mãos, ele entrega ao caixa dizendo:

- Quero trocar esse cheque por favor.

- Pois não senhor. - Diz o caixa educadamente.

Como se tratava de um valor acima de R$ 100,00 o caixa orienta Seu João:

- Senhor, o cheque deve ser nominal ao senhor.

- Como?

- Cheques acima de R$ 100,00 devem ser nominais ao portador, entende?

- Ah, claro, claro.

Seu João* pede o cheque ao caixa e escreve em letras garrafais no local indicado ao nome do portador: N-O-M-I-N-A-L. Seria cômico se não fosse trágico. Seu João* perdeu tempo e não resolveu o problema. Perdoe o caixa Seu João*, pois ele é tão ou mais ignorante que o senhor. Mais sorte da próxima vez.

12 maio 2010

10 maio 2010

O que ESCREVI no VERÃO PASSADO (#001)


18:45h

Na fila do supermercado, uma cliente e a caixa, ambas evangélicas, conversam freneticamente sobre as peripécias de Moisés na travessia do Mar Vermelho.

- Irmã, e ele fez não-sei-o-que-lá, não-sei-o-que-lá...

- Ô glória!!! Irmã, ele era danado, não era?

- Era sim irmã. Uma benção do Senhor!!

Me aproximo, interrompo a empolgação das duas e coloco sobre o balcão do caixa, minha cestinha de garrafas de Skol, cada uma de 1L, iguais as garrafas de Velho Barreiro da adega de meu finado avô Olavo.

- Boa noite. - Falo com voz de locutor de rádio.

A irmã-cliente me olha atravessado e diz:

- Qual a sua idade criança?!

- Trinta e um senhora.

- E você já bebe?!

- De leite-de-magnésia e carrapaticida até cana-de-cabeça.

Ela faz cara de malassombro e pergunta:

- Você já leu a Bíblia filho?!

- Duas vezes. Gostei muito do Apocalipse de João, embora essa tese de que tudo vai acabar com fogo já esteja ultrapassada. Acredito mesmo, no extermínio em massa por armas biológicas, tipo virose letal, pessoas morrendo de câncer de pele, essas coisas...

- Sangue de cristo!! - Ela diz baxinho.

- Falou senhora?!

- Perguntei se todas essas cervejas são pra você tomar?!

- Não, é que a samambaia lá de casa é alcólatra, se ficar sem álcool um dia que seja, ela mucha e tem flatulência noturna. Já pensou José Mayer, Thaís Araújo e fedentina juntos?

Ela abriu um sorriso amarelo, virou a cara, cumprimentou a caixa e saiu à francesa. Sermão por sermão, prefiro o da minha mulher quando esqueço de lavar o banheiro. Arriégua!!

*** Texto postado em 10/05/2009.

08 maio 2010

Entre ASPAS (#031)

Meu pc tá me dizendo que minha cópia do windows não é original... a) jura? b) tá, então vou comprar a original c) E o c*?

Ullíssima, bancária e blogueira em seu twitter hoje.

05 maio 2010

Poesia POTIGUAR


Ensaio um poema nobre

na curva das horas vagas

as nuvens desvendam o escuro

da noite que não se acaba.


Atenta, reverto o ócio

transformando em poesia

a brusca poeira densa

que rege a monotonia.


A morte é a estrela guia

namora e quer enlaçar

o dorso do ser humano

que foge a perambular.


A vida e os seus mistérios

refletem cada momento

nas linhas do meu poema

feito pra passar o tempo.

Goimar Dantas, Pau dos Ferros.

04 maio 2010

C U R T A


Uma garota chega pra mãe e diz:

- Mãe, o meu namorado Mário disse que não acreditava no inferno.

A mãe faz cara de poucos amigos e responde:

- Case-se com ele filha e o resto deixe comigo!

***

Bola MURCHA


* Vídeo gravado durante confraternização de funcionários BB.

** Todos os direitos reservados a R.G. Gurgel.

03 maio 2010

Cinco COISAS que a INTERNET não DESTRUIU

1. Fé cega.

Era de se esperar que a implosão das .com tivesse ensinado alguma coisa às pessoas. Mas estávamos errados. A fé cega nas novas tecnologias se mudou para as mídias sociais, e ultimamente anda junto com o iPad, iPhone, iCaralhodeAsa... "Vai mudar sua vida!". Sí, sí, craro, craro...

2. A confiança na "sabedoria das multidões".

Só não sabemos ainda o porquê. Qualquer um que já tenha usado sites como o Digg, Reddit ou mesmo Google sabe que as coisas mais populares da Internet, raramente são as melhores. No final das contas, as multidões não são melhores que os indivíduos. São só mais barulhentas.

3. Lojas "de verdade".

As boas e velhas lojas "de verdade" ainda estão conosco, apesar dos esforços da Amazon, Americanas.com, Mercado Livre, Buy.com e similares. Algumas até cresceram. Ainda bem.

4. Disfarces.

A internet permite que as pessoas se reinventem, de formas que nunca seriam possíveis no mundo real. Você pode ser um gordo de 40 anos, que não consegue mais ver os dedões do próprio pé há uma década, mas seu avatar no Second Life é um garotão saradão. Com pele azul e um rabo....

5. Chuck Norris e Programa do Gugu.

Só Chuck Norris é poderoso o suficiente para matar Chuck Norris, e ainda assim ele se replicaria automaticamente. Com tantos programas de tv via web, o Gugu saiu do SBT, e quando todo mundo achava que ele tinha se aposentado, ele vai e arruma um emprego na TV do bispo...

Aspirado do Diário de um Liso.

01 maio 2010

Sobre METAS e OBJETIVOS

Atualmente trabalho no maior conglomerado financeiro da América Latina (antes que alguém pergunte, não, não é o Nira Drink´s ou o Cabaré de Noca nas Rocas). Nessa empresa, somos frequentemente estimulados a fazer cursos de aprimoramento visando a melhoria de nosso desempenho dentro da equipe e da própria empresa. Hoje, durante a leitura de uma apostila de um desses cursos, uma palavra me chamou atenção: M-E-T-A-S. Não que eu não soubesse o significado, mais a forma como ela estava inserida no texto me levou a uma reflexão perturbadora sobre o vocábulo.

Mais afinal, que djabo são METAS? Resumidamente, Metas são objetivos precisos e mensuráveis com exato espaço de tempo. Outro conceito diferencia metas de objetivos. Metas são diretrizes, caminhos, paradigmas para se atingir um fim. Objetivos são os resultados obtidos após a realização das metas. Alguém ai, também ficou confuso? Pois é, saindo do âmbito técnico, conclui que para tudo na vida existe uma Meta. "Chego na hora do almoço da casa da sogra e ela me convida para almoçar, logo, eu economizo o almoço", penso sem titubiar. Eis aqui um exemplo de Meta e Objetivo.

Imagine-se em uma festa de forró cheia de cocotas frenéticas. Você está doido pra dar uns pegas numa boyzinha. Qual é a sua meta? Chegar junto e tentar conquistá-la. Qual é o objetivo? Levá-la para o motel no final da festa. Seja na sacanagem ou na coisa séria, as metas estão em toda parte. É como se o tempo todo, nós fossemos condicionados a cumprir metas. Resumo da ópera, se você não tem metas e objetivos na sua vida, pode chamar o serviço funerário pois você corre um sério risco de já está morto. E se não for eu cegue!! Quem duvidar do que eu estou falando, tire as calças e pise em cima. Arriégua. ;-)